Retrospectiva 82 coords: 2014 ~ 2024 (meus coords favoritos!)

by - 22:01

Como já disse, nesse mês eu e o Gota de Baunilha completamos 10 anos na moda Lolita! Yiiiiiiihá!

Celebrando eu mesma (uahuhauha SIM!image), preparei esse post de retrospectiva dos meus 81 coords, selecionando meus favoritos de cada ano e contando de meu progresso no estilo.

Como narrar algo (principalmente sua própria história) é sempre um esforço de organização do caos da existência, decidi não economizar nesse quesito e mergulhar de cabeça nos 10 anos anteriores à minha entrada no estilo

Esse é mais um daqueles posts super auto indulgentes (como tudo o que faço), então estou escrevendo justamente para organizar e buscar de padrões em minha própria existência.

Vamos lá!

Antes da Moda Lolita...

Como vocês sabem, eu sempre fui otakinha. Vou em eventos de anime desde 2003, e foi nesse espaço que descobri as bases para a vida de otaka. Foi nessa época, e no início dos anos 2000, que conheci o Malice Mizer, fiquei muitíssimo fã do Klaha e comecei a experimentar com o que eu entendia como VK! Eu já era fã de Buck Tick, Gazette, Miyavi, Gackt etc. Mas o Klaha em Beast of Blood mexeu com algo aqui dentro image Em 2007~ 2008 eu fiz esses dois visuais com coisas que tinha em casa, tentando replicar o que achava de mais legal nos artistas de Visual Kei que acompanhava. 


Tem até um comentário que deixei nesse visual dizendo que era culpa do Mana eu estar me vestindo assim! Haha!

Claro que eram só experimentações de uma criança na época, mas foi aí que comecei a explorar um tanto da moda alternativa (VK e emo também!) e de como poderia adaptar as coisas que me eram permitidas ter em casa para que eu expressasse o estilo que queria vestir. 

Perto dessa época a Emilie Autumn chegou a lançar uma música chamada Gothic Lolita (2006), e eu, que já era fã dela, comecei a buscar mais sobre o estilo. Minhas referências até então eram todas de anime, e eu tinha uma personagem favorita de Rozen Maiden (2004) chamada SuiginTou:

A Suigintou era tudo o que eu queria ser: fria e calculista, mas na verdade com um segredo trágico que transparecia em sua escolha fashion. HAHA! image Eu tinha váarias imagens dela impressas pelo meu quarto. Queria fazer o cosplay perfeito, mas nunca fiz porque achava que jamais seria tão incrível quanto ela!

Isso vindo de alguém que fez uma centena de cosplays e ganhou mais uma dezena de prêmios, incluindo o primeiro Circuito Mineiro de Cosplay! Digo isso para mostrar o quanto eu idolizava a Suigintou. image Queria o vestido dela todo feito de veludo (mas na época era quase 1/3 do salário mínimo o preço do metro HAHAHAHA) daí quando saiu a collab dela com a Innocent World eu fiquei decepcionadíssima: era clássico demais para minha musa gótica. 

Olhando agora, não é surpresa que o Nameless Poem da Ista Mori seja meu vestido favorito... ele bem lembra o que a Suigintou me transmitia. Não cheguei a fotografar esse coord, mas eu comprei um vestido da To Alice depois em 2017 justamente porque ele me lembrava a SuiginTou!

Apesar dela ser minha referência lolita absoluta, minhas primeiras experimentações no estilo (ainda bem longe dele) não teriam nada a ver com a musa. Como já comentei outras vezes, meus primeiros vestidos rodados eram feitos com a desculpa de servirem para a quadrilha do colégio.

Era eu mesma quem costurava eles, mas precisava de uma desculpa para gastar com tecidos aqui em casa.

Esse vestido, e o de Alice eu fiz usando meu limitadíssimo conhecimento na Moda Lolita ali pelos anos de 2008 também.

Como eu mesma não usava a moda, comecei a vestir minhas BJDs com peças que eu copiava da Mary Magdalene, haha! Eu tinha várias imagens dela salva no meu computador porque, para mim, era o auge da bela costura.

Em 2012, perto dos meus anos finais como cosplayer, eu tive um súbito interesse na figura da Maria Antonieta e em Rosa de Versailles! Comecei a consumir de tudo que tinha sobre ela e, mais uma vez, fui parar na Victorian Maiden e nos infinitos vestidos maravilhosos inspirados na Antonieta! Fiz o cosplay, comprei sapatos e acessórios na Bodyline, apresentei, tirei umas fotos e...

...sim! Era isso que eu queria usar! Já saindo do universo do cosplay, quando costurei esse vestido eu percebi que era disso que eu precisava... babados, rendas, Victorian Maiden, florzinhas e... Gothic and Lolita Bible. Comecei a comprar as revistas de Lolita por conta dos moldes de costura (primeiro, pensando em cosplay), e fiquei fissurada nos vestidos...

Comprei o vestido de florzinhas azuis da Bodyline com a velha desculpa de que usaria na quadrilha e o resto você acompanha aqui embaixo.

 2014

Rundown: Bodyline L003 (JSK) + Bodyline S178 + offbrand
Usaria novamente? Não.
Link do coord favorito:  Link
Coords no ano: 1

Para o ano de 2014 não tinha muita opção...! Meu primeiro coord (e único do ano!) foi para um evento de anime chamado "Passatempo Otaku Party", no mesmo local onde acontecia o tradicional "Paulão Anime Festival", haha! 

Foi a primeira vez que eu, de fato, vesti um coord fora de casa e interagi com a comunidade Lolita daqui de Belo Horizonte fora da internet. Nessa época, também, eu tinha uma loja de roupas chamada "Poti*Poti", e fui no evento justamente para mostrar as peças e vender algumas outras. 

O JSK da Bodyline, na verdade, havia sido comprado na desculpa de "usar na quadrilha", que já comentei e demonstrei ser algo bem atrelado à minha história na moda também. 

Sobre o estilo... bem, a verdade é que, como disse, eu estava saindo do universo do cosplay e de meus interesses na Maria Antonieta para a Moda Lolita, que eu já acompanhava há algum tempo. Eu sempre gostei mais dos motivos góticos, mas, na época, não tinham muitas alternativas góticas que eu pudesse comprar, e a Victorian Maiden era A loja para mim.

Apesar disso, era a Bodyline a loja mais acessível do momento, e eu já estava acostumada a comprar por lá por conta de cosplay (tinha vários sapatos e acessórios de lá!). Quando montei esse coord eu usei não só o vestido que tinha comprado para fins de quadrilha, mas também o sapato que comprei pro cosplay de Maria Antonieta e um bolero e uma coroa de flores que a @Vii.princess me emprestou.

Notem, inclusive, que, tendo vindo do cosplay, eu já comecei a usar Lolita com peruca!

2015

Rundown: Marisa + Handmade + Moleca
Usaria novamente? Sim.
Link do coord favorito: Link
Coords no ano: 5

Em 2015 eu comecei a ir em quase todos os encontros da comunidade, com exceção dos eventos. As roupas eram quentes demais (mais do que cosplay!) para usar em eventos de anime, e lolita não tinha muito espaço nesses lugares. 

Nesse ano eu usei praticamente só roupas feitas por mim mesma. Pode conferir na listagem dos coords abaixo que o estilo variou bastante: estava com minha primeira Otome no Sewing e queria testar todos os moldes!

Em 2015 foi a primeira vez que usei um coord que odiei. Apesar da experiência ruim que guardo até hoje, foi desse ponto em diante que comecei a me fazer consciente de como a Moda (não só a Lolita) é uma via de expressão de nosso interior. Se os dois estão desencaixados, é certo que haverá algum transtorno.

Em 2015 fiz também meu primeiro (e último) photoshoot. Esse era um hábito que eu tinha por conta de cosplay, mas vi que não fazia muito sentido para mim arrumar, marcar com alguém e sair sóoo para as fotos. Se for fazer um "ensaio" acho que é mais legal fazer como se fosse um programa com amigas etc.

2016


Rundown: Bodyline + Miss Point + Handmade + MuFish + Angelic Imprint
Usaria novamente? Sim.
Link do coord favorito:
Coords no ano: 8

Em 2016 eu comecei a me envolver mais na moda como uma subcultura e menos como uma fantasia ou uma extensão de cosplay. Comecei a publicar conteúdos aqui para o blog, fiz meu primeiro post de guarda-roupa (praticamente todo handmade!), o primeiro desafio de deixe-se vestir, e a primeira vez que fui dar uma palestra sobre o estilo (pensando agora, parece irônico! Eu sabia tão pouco quando comparado com agora...).

Depois de ter me dado de como a Moda precisava combinar com minha subjetividade, de como ela podia ser esse caminho de expressão, meu estilo começou a mudar e a se aproximar do que hoje eu uso. Minhas roupas, apesar de ainda terem o pé fixo no classical, começaram a pender muito mais para o gótico.

Arrisquei um pouco mais e tentei usar o sweet novamente, curiosa para saber se minha experiência ruim do ano anterior teria causa no subestilo ou na maneira como ele foi interpretado pelas roupas. Usei um vestido preto e montei algo bem sweet e... gostei! image Não dava o mesmo senso se preenchimento que o classi-goth dava, mas não me causou o desconforto que o sweet com rosa que usei me causou no ano anterior. 

Comecei a explorar mais esse aspecto de identidade na moda e, em 2016, comecei também a organizar meus próprios meetings.

 

2017


Rundown: CEL Design + Mu Fish + Off Brand + Angelic Imprint
Usaria novamente? Sim, com ressalvas.
Link do coord favorito: Link
Coords no ano: 19

 

Em 2017 algo aconteceu: marquei um meeting de aniversário pelo Facebook, muita gente confirmou, mas no dia quase ninguém foi. Isso me deixou angustiada, mas foi mais um ponto de virada na moda para mim... Comecei a questionar a razão pela qual eu esperava para sair em comunidade.

Se eu gostava tanto das roupas, se elas me faziam sentir bem e me ajudavam a me traduzir e a me organizar por dentro, não tinha razão de ficar esperando por outros para poder usar. Decidi que não marcaria novos meetings (apesar de ter tido alguns ainda que já estavam previstos), e comecei a usar sozinha. 

O súbito aumento no número de coords usados foi por conta dessa mudança no meu modo de lidar com a moda. Não esperei mais que encontros fossem marcados e comecei a usar para fazer coisas do dia a dia: ir ao trabalho, sair para o cinema, comer algo gostoso. Não tinha mais ocasião, e Lolita começou a virar roupa como são minhas outras roupas

Outra coisa importantíssima: eu abandonei as perucas. Tem um texto aqui no blog sobre isso, e acredito que esse evento foi também muitíssimo importante para eu me ver como alguém que usa as roupas, e não que é montada pelas expectativas que as roupas trazem dentro da subcultura. Desse ano em diante não tem mais eu usando peruca para esconder o cabelo que demorei a aprender a amar. 

Em 2017 eu também comprei meu primeiro Dream e Brand Dress (O Amour D'Amants da JetJ), meu primeito MTO (Stained Glass da Lady Sloth) e comecei a usar o Taobao para comprar coisas da Moda!

 

2018

Rundown: Fanzy Fantasy + Moi-Même-Moitié + Illa Shoes +
Usaria novamente? Sim
Link do coord favorito: Link
Coords no ano: 13

 

Em 2018 eu coloquei o pé no freio e, em vez de comprar ou fazer novas peças eu me dediquei a adequar os vestidos que já tinha usado para uma estética que tivesse mais a ver com a pessoa que eu me tornava. Embaixo então você deve notar que muitas das peças foram usadas no ano anterior de maneira diferente.

No ano anterior eu tive um acidente por conta do sapato de uma marca falecida que literalmente arrancou minhas unhas durante um evento... desse ponto em diante eu decidi que o mote que guiaria meus coords seria então CONFORTO. Pode notar que de 2018 em diante CONFORTO é a palavra que coroa a mudança.

Em 2018, também, eu comecei a trabalhar para a WunderWelt, e por isso reduzi também a compra de peças do Taobao e tive fácil acesso (ultra descontos, na verdade hehe) a peças de marcas Japonesas.

Minha estética começou a encaixar um pouco para algo que eu gosto: linhas mais retas, sem muito babado, cores mais neutras, coords confortáveis de usar em qualquer lugar. Comecei a valorizar mais as peças de algodão, e me dediquei a cuidar melhor do meu cabelo~

Meu coord favorito desse ano segue sendo um dos meus coords favoritos da vida! Para mim, ele traduz muito bem o que eu gosto na moda.

 

2019

  
Rundown: F21 + Lady Sloth + Miss Point + Zatz
Usaria novamente? Sim
Link do coord favorito: Link
Coords no ano: 10

 

Em 2019 tive os meus melhores coords. Eu estava conscientemente buscando entender qual era o meu estilo, qual padronagem, qual corte, quais cores traduziam a minha expressão de mim pela Moda Lolita, e fico satisfeita de dizer que nesse ano eu encontrei.

Desse ano em diante não tem muita mudança na estética geral: pode observar que as peças vão ficando mais simples, e as cores vão lentamente reduzindo para a paleta que até hoje eu tenho. Preto, azul e branco dominam o meu guarda-roupa.

 Meu coord favorito desse ano seria facilmente o meu coord favorito dentre todos. Essa saia da Lady Sloth, que comprei lá em 2017, é uma peça que acho difícil de coordenar sem ficar muito repetitivo, então ter acertado nesse coord sem repetir os looks de 2017 é uma vitória para mim.

Voltei a experimentar com o sweet, mas dá para ver que está algo muito mais sóbrio agora. Acredito que cheguei num momento confortável da estética que posso transitar pelos subestilos sem me prender muito no macro deles. Deixa de ser sobre ser gótico, sweet ou clássico e passa a ser sobre usar as peças de um jeito que converse comigo.

 

2020


Rundown: Ista Mori (errei ali na imagem hehe) + Bodyline + MuFish
Usaria novamente? Sim
Link do coord favorito: Link
Coords no ano: 8

 

Em 2020 veio a pandemia e o ritmo diminuiu. Foi um ano que juntou um monte de coisa: estágio na universidade, iniciação científica, mudança de emprego, aulas particulares, participação em eventos acadêmicos e, claro, a pandemia.

Como não saí de casa nenhum dia durante tooodo o processo, acabou que reduziram também os coords que eu montava. Não tem tanta graça, para mim, montar só para foto, então acabou que não usei tanto. Mas, em contrapartida, eu desenhei bastante! Haha!

Nesse ano fiz o primeiro Twin de minha vida, e foi logo com a Laís, uma das pessoas mais estilosas que conheço! Gosto muito dos coords dela e dela também, como pessoa. Fiquei muitíssimo empolgada quando começamos a combinar e e planejar o coord que elejo aqui como meu favorito do ano. Além de ter sido fruto de um Twin que eu amei, é também com uma das minhas peças favoritas no guarda-roupa até hoje: o Nameless Poem.

Em 2020 também experimentei meu primeiro coord oldschool. O estilo estava ressurgindo super popular pelas interwebs e eu decidi experimentar com um JSK igualmente old da Moitié! Haha!


2021

Rundown: Moi-Même-Moitié + Red Maria + Moleca + Antique BeasT
Usaria novamente? Sim, com ressalvas
Link do coord favorito: Link
Coords no ano: 1
 
Para 2021 e 2022 não há muito o que dizer... só usei Lolita uma vez nesse período. Além da pandemia, esse também foi o período de finalização da minha graduação e preparação para o Mestrado. Foi um tempo bastante corrido, e eu foquei 100% em me manter saudável e terminar a faculdade. 
 
Continuei lendo e vendo as pessoas usando Lolita nessa época, mas minha atenção esteve toda em outras questões de minha vida. Acredito que nesse período comprei apenas o acessório de cabeça da Antique BeasT que estava vigiando há anos!
 
O único coord que usei nesse período foi esse com o Silent Moon, e as fotos foram dentro de casa, curtindo Animal Crossing com o Nintendo Switch. 

2023

Rundown: Moi-Même-Moitié + Red Maria + Moleca + Antique BeasT
Usaria novamente? Sim
Link do coord favorito: Link
Coords no ano: 7
 
Em 2023 eu enfim entrei no mestrado e pude descansar um pouco da agitação em que vivi os anos anteriores. Voltei para a Moda e fiquei feliz de notar que não havia perdido o progresso que havia feito até ali em termos de me encontrar no estilo. 
 
Calhou de eu usar a moda novamente na faculdade um dia e, no outro, aparecer à venda uma print que eu buscava há ANOS: o Archangel! Já enchi muito o saco das pessoas que tinham ele pra ver se iriam vender, mas nada. Até que a Erika colocou à venda e eu peguei na hora!

Fiz umas fotos baseadas em Dress, do Buck Tick, e daí em diante a chavinha virou e eu voltei a usar e experimentar com a moda no meu dia a dia.
 

2024

Coords até agora: 10

Para 2024 não faz sentido eu já eleger o meu coord favorito! Mas adianto que o primeiro e o coord de coelho são os candidatos mais fortes até agora, haha!

Colocando lado a lado, esse ano parece uma clara extensão do ano anterior: as linhas estão mais retas, as cores todas estão homogêneas, e o gótico parece predominar pouco a pouco sobre o clássico. 

Geralmente meus coords concentram no início / meio do ano, já que o final é sempre apertado... (e quente!). Nesse ano eu defendo minha dissertação, então é provável que não tenha mais looks muito novos.



Ufa! Esse post levou tempo!
Olhando em retrospecto, ainda consigo ver o que há de Suigin Tou nos meus coords ainda hoje. É ainda nessa estética pontiaguda, cheia de cruzes, gótica, estruturalmente reta, predominantemente preta que eu me apoio quando escolho minhas peças. 

Fico feliz de ver como mudei no estilo, e como mudei para entender a moda como moda, e não como fantasia; Como expressão de mim mesma, e não como reproduções do visual de outrem. 

Não incluí no post os coords do desafio de me deixar ser vestida por meu noivo (que também tá evoluindo no estilo dele hehe):

 
 
E é isso! História de vida organizada, mente tranquila para a dormir na matrix.
 
Até a próxima!

You May Also Like

2 comentários

  1. Estou lendo com calma, amo retrospectivas!!

    Eu lembro de te conhecer, ou ao menos ler mais o blog com a sua decisão de parar de usar perucas. Me impactou muito e nessa época meu cabelo já estava maior. Só essa decisão já deixa lolita 90% mais confortável


    E é muito curioso te ver em Sweet!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh obrigada, Amy! <3 Ahahah acho que esse momento foi um dos que mais transformou a moda pra mim. A consequência disso foi que aprendi a me apreciar muito mais (tanto dentro quanto fora de Lolita).

      Excluir

Não deixe de comentar!