[Filme] Kamikaze Girls - Shimotsuma Monogatari (2004)

by - 18:57

 


Kamikaze Girls
(Shimotsuma Monogatari)

Ano: 2004
Duração: 102 minutos
Gênero: Comédia, Slice of Life
Pontuação: ** ( 3/5 )

"Momoko é uma garota estranha e aparentemente sem qualquer emoção obcecada com o século 18 da França. Logo ela faz amizade com uma motoqueira Yankee e começa a experimentar os altos e baixos de uma vida rural no Japão. "

Link do Filme


(Sem SPOILERS! )

Achei a sinopse do filme bem nada a ver, mas é a que está postada no IMDB né, então vamos lá.

Kamikaze Girls é um dos filmes mais icônicos no meio Lolita, e constantemente é citado como uma referência para quem quer ingressar no estilo.


Adaptado de um romance escrito por Novala Takemoto, a história conta de uma garota (Momoko) que encontra na moda lolita a fonte para sua felicidade. Infelizmente, como todos sabemos, esse não é um hobby exatamente barato, e para conseguir sustentar seus luxos ela acaba ingressando na venda de material ilegal. No meio do caminho ela conhece uma garota motoqueira rebelde (Ichiko), com quem começa a conviver e construir uma amizade de extremos.


A história parte desse ponto para mostrar uma série de aspectos da Moda Lolita e, claro, da cultura Yankee no Japão.

Particularmente, eu não recomendaria esse filme para quem está de fora da moda ou mesmo dos estilos das produções japonesas. Eu, que estou bem acostumada com filmes chineses e indianos, estranhei muito Kamikaze Girls da primeira vez que assisti, e acabei não aproveitando tanto da carga referencial que ele traz.



Ele tem um tom irônico bastante particular, e a comédia ou te faz gargalhar ou te deixa com aquela cara de "o que raios está acontecendo aqui?"

Para quem já conhece a moda, essa é uma boa oportunidade para conferir peças que hoje em dia já são consideradas Old School e ver uma personagem que leva a sério a noção de Life Style para a moda lolita. 

Além disso, é engraçado ver a quantidade de problema em que ela se mete apenas para preservar a pureza do que ela considera uma "verdadeira vida em Rococó".

Ao longo da história Momoko acaba usando peças da BTSSB e Meta e, inclusive, visita uma das lojas da Baby e conhece o criador da marca (interpretado por ator, claro).


Enfim, o filme é engraçadinho e interessante para quem já conhece um tanto da moda e curte produções mais "nonsense". Como narrativa, ele está longe de ser meu filme favorito, e lembra bem o estilo de alguns mangás - mais quebrada e com cortes exagerados de comédia. (Apesar disso, muita gente avalia ele com 5/5!)

Se você nunca assistiu a filmes japoneses de comédia, recomendo pegar Kamikaze Girls com a mente aberta, uhauhauha!

Para quem ficou curioso, vale assistir o trailer (em péssima qualidade...) e conferir o tom do filme. O filme completo você confere no link abaixo da sinopse, no início desse post.


You May Also Like

8 comentários

  1. Esse filme é obrigatório para as lolitas, na minha opinião. Amo e recomendo!

    https://doce-madreperola.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahah sim! Acho bom pelo menos conhecer ele e a importância pra divulgação do estilo. Volta e meia alguém faz alguma referência ou tem meme por aí uauahuauha

      Excluir
  2. Eu não vi esse filme até hj xD
    Enrolação level 1000
    Mas é um dos poucos que retrata a moda, então acho que no fim vale a pena :3

    https://diariodelolivlet.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos juntar uns filmes um dia e fazer uma sessão, que acha?

      Excluir
  3. Adoro esse filme tanto, que cheguei até a comprar o livro <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh vc gostou do livro? Eu to mto curiosa pra ler (ele e o mangá), tão na minha cesta de compras do Amazon! auhhauuha

      Excluir
  4. Eu amo demais esse filme, mas é suuper datado né? Eu acho que as lolitas que estão começando agora não gostariam dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, você tem razão! Não tinha parado para olhar sob esse aspecto, mas ele realmente não envelheceu bem. Seria legal se tivéssemos um remake mais atualizado (tanto visualmente quanto nos diálogos).

      Excluir

Não deixe de comentar!