[Tutorial] Como tingir renda com chá e café?

by - 16:04

 

Olá! Meu post antigo sobre tingimento de rendas é bastante popular aqui no blog, então decidi fazer uma versão atualizada e com mais informações sobre esse processo. Para uma experiência  completa, sugiro visitar ambos os posts e deixar suas perguntas abaixo :)

Hiya! Since my tutorial for lace dyeing is so popular, I decided to make a new (and updated) one with more info about this process! If you have any questions, just use the comment section below! :) 

Tingindo renda com chá e café

 

Enfim, no post de hoje vou falar sobre o meu processo para tingimento natural de rendas. Dessa vez meu experimento será com uma renda de algodão (a primeira, na imagem acima) e uma renda sintética (a segunda, na mesma imagem).

So, today I'll be talking about the process of natural dyeing that I use on lace! This time I'll be experimenting over a piece of cotton (the first one on the image above) and a piece of synthetic lace (the second one on the same picture).

O que devo usar para tingir minha renda?

 

Para esse experimento utilizei café solúvel  da 3 Corações. Não tenho nenhum motivo especial para essa escolha além do fato desse pó estar sobrando aqui em casa, haha!

De minha experiência, o uso de café solúvel traz uma cor mais branda para o tecido, enquanto que o pó tradicional (não solúvel) é bem mais forte e precisa ser usado com moderação.

Se você preferir usar chá, recomendo experimentar com diferentes marcas (que trarão diferentes tons de acordo com o tipo de corante e folha utilizadas.) O chá preto costuma trazer uma coloração "off-white" para a renda branca, enquanto que o chá de laranja da Celestial traz uma coloração mais rosada para a renda branca.

This time I decided to use soluble coffee. Remember that different brands will lead to different results when dyeing!

O processo de tingimento

 

Tanto para o café, quanto para o chá, você vai precisar de:
  • Água fervente;
  • Um recipiente que possa ir ao fogo;
  • Chá ou café na quantidade desejada para tintura.

Mas, como saber qual a quantidade ideal para tintura?

Novamente, isso vai depender da cor que você quer deixar sua renda, o material dela (algodão precisa de menos quantidade de tinta enquanto que a sintética precisará de mais) e o corante natural do produto utilizado. 

Para a minha renda eu optei por um tom leve de bege, então utilizei duas colheres de café solúvel em mais ou menos meio litro de água. 

Para tingir, coloque antes o chá ou café na água fervente e, sem desligar o fogo, mergulhe a renda que você deseja colorir.

Mexa-a na mistura por aproximado um minuto, e então tire-a e lave com água fria.

 

Repita o processo até que esteja satisfeita com o resultado. Depois disso, é uma boa ideia usar um fixador de tinta! Ele ajuda a manter a cor da peça mesmo após a lavagem, e evita o desbotamento causado pelo tempo.

Por fim, deixe sua renda secar o tempo que for necessário.


Abaixo você confere o resultado do tingimento depois de dois cozimentos e uso do fixador (renda sintética à esquerda e renda de algodão à direita)!


Fui tingindo aos poucos e bem de levinho até que a renda ficasse do tom exato do tecido que estava usando.

 

E é isso! Ficou alguma dúvida? 
Não deixe de comentar!

And that's it! Still have questions?
Just ask!

You May Also Like

0 comentários

Não deixe de comentar!