O que é a Moda Lolita? Um guia prático para iniciantes!

by - 10:29

O que é a Moda Lolita? // What is Lolita Fashion?

O Conceito // The Concept

A Moda Lolita (ロリータ) é originária das ruas e tem suas raízes no Japão dos anos 70¹. Com fortes inspirações da moda europeia dos séculos XVII, XVIII e início de XIX², esse estilo sempre foi uma celebração da feminilidade e da auto afirmação, o que a coloca, ainda hoje, como um movimento de resistência a padrões costumeiramente impostos sobre as mulheres.

Apesar da idade, a Moda Lolita, como a conhecemos hoje, só foi ganhar forma no final dos anos 90, quando as saias do Natural Kei encurtaram para a altura dos joelhos e os vestidos Otome ficaram mais sofisticados.

É importante lembrar que naquela época a moda ainda não tinha esse nome, mas isso é assunto para outro post! Por agora, fiquemos no básico.

Fashion Timeline by Alena Maltseva

O Estilo // The Fashion

Gothic & Lolita Bible 73 - Confira tradução aqui!
A silhueta lolita é facilmente identificável (mas não limitada) pela presença de volume na saia, além do visual notadamente modesto no que se refere à mostra da pele.

Existem hoje três estilos principais dentro da moda: Sweet (Doce), Classic (Clássico) e Gothic (Gótico). Para explicar melhor, aproveitarei dessa série feita pela Romantic Princess (loja de móveis no Japão) que, apesar de não ser perfeita, ajuda bem a introduzir a noção estética desses três sub-estilos:

Sweet Lolita

 

O sweet é provavelmente o estilo  mais popular dentro da Moda Lolita. Isso acontece não apenas por ter como representante duas das marcas mais influentes na moda (Angelic Pretty e Baby, The Stars Shine Bright), mas também por ser o sonho de princesa de muitas garotas que cresceram com o imaginário fantástico da histórias de príncipes e princesas ocidentais.

Não só isso, as peças voltadas para o estilo sweet costumam estar muito mais disponíveis no mercado do que as góticas, por exemplo, o que ajuda um tanto no preço e na possibilidade de compra de fora do Japão.

O Sweet, como está bem visível pela imagem, é caracterizado pela forte presença de rosa, amarelo e outros tons em pastel. É o estilo mais "fofo" dentro da Moda Lolita, e não raramente conta com estampas temáticas de doces, animais e criaturas fantásticas.

Além disso, babados, glitter, laços e montes de rendas costumam aparecer nas peças sweet!

Classic Lolita


O estilo Clássico (que é o que você mais encontra aqui no blog) pode ser definido como uma versão mais madura do Sweet, com tons mais sóbrios, temáticas menos infantis e cortes menos extravagantes. Claro que isso não é regra, como você logo descobrirá.

É comum que esse estilo trabalhe com referências históricas, seja no tecido, no corte ou na estampa, além de fazer bom uso de temáticas florais em tons como vinho, creme e rosa chá. As saias no estilo clássico também podem ser um tanto mais longas que no Sweet, aproveitando de cortes menos "rechonchudos", rendas e babados discretos para tornar o visual mais elegante e maduro.

Particularmente, dos três, o clássico sempre me pareceu o mais fácil de usar no dia a dia.

Gothic Lolita


O estilo gótico é, de longe, o meu favorito, e costuma fazer uso de cores como preto, azul escuro e  vinho. A marca Japonesa de maior impacto na moda Gótica Lolita é a Moi-même-Moitié, comandada por Mana, o precursor da moda Gothic & Lolita (que, falarei em um futuro post, surgiu meio que divergente da Moda Lolita como um todo).

Para além das cores, o estilo gótico também se baseia em símbolos como cruzes, rosas ou qualquer coisa com tom mais mórbido. Os cortes são ainda mais sóbrios que o Classic, apostando em linhas mais retas, saias menos estufadas e em um visual que valorize, acima de tudo, a elegância.

 Como você já deve ter imaginado, a moda Lolita não se restringe a esses três estilos. Para além deles existem ainda dezenas de outros sub-estilos como:
  • Country;
  • Sailor;
  • Steam Punk;
  • Hime; 
  • Wa e Qi;
  • Ero; 
  • Punk;
  • Etc.
 Alguns são controversos, outros já estão bem estabelecidos pela comunidade mundial. Sugiro que antes de tentar qualquer um desses você pesquise bem as diferenças e compreenda o que torna cada um desses sub-estilos uma alternativa dentro da moda!

Como começar? // Where to Start?

O primeiro passo para entrar na moda é: ler.

Leia bastante sobre a Moda Lolita, entenda coisas como preço, dificuldade de importação de peças, possibilidade de fazer à mão, comunidades locais, eventos internacionais, marcas mais famosassilhueta da moda, tipos de materiais usados, onde comprar ou mandar fazer, uso de acessórios, temáticas, busca por guias ou madrinhas etc.

Muita coisa você só vai pegar com o tempo de convívio com outras praticantes da moda, mas dar uma pesquisada online ajuda bastante. Praticamente todo o material ocidental sobre a moda está disponível no LiveJournal e em blogs como esse daqui, o que facilita bastante na hora de entender o estilo.

Se você já conhece mais ou menos a moda, pode começar lendo esse guia que traduzi da Gothic & Lolita Bible sobre a montagem do seu primeiro coordinate (look) ou visitar um conteúdo para iniciantes que querem evitar alguns problemas na moda:

https://gotadebaunilha.blogspot.com/2017/12/5-dicas-para-lolitas-iniciantes.html

Outra indicação é o filme Kamikaze Girls, lançado em 2004, que trouxe uma revolução para a moda e ajudou a propagá-la pelo resto do mundo.

https://gotadebaunilha.blogspot.com/2017/07/filme-kamikaze-girls-shimotsuma.html

Assim que se sentir segura o suficiente para gastar seu rico dinheirinho nessa moda, é hora de começar a montar seu primeiro look. Não se preocupe em ficar incrivelmente destacável de primeira. lembre-se de que a Moda Lolita é, antes de tudo, sobre se sentir bem consigo mesma.

Você pode adquirir suas primeiras peças em lojas de segunda mão, com costureiras, em grupos no Facebook, com amigas da comunidade ou mesmo de lojas estrangeiras. Você também pode fazer suas próprias peças, é claro, mas é importante conhecer a estrutura básica dos vestidos antes de arriscar nisso.

Minha recomendação para quem está só começando um guarda roupa é a de conseguir uma boa blusa em tom neutro (branco, off-white, preto) e uma saia combinando. Assim fica mais fácil ter o gostinho da moda e, no futuro, reaproveitar essas peças quando o seu guarda roupa já estiver mais estruturado.

O que é o estilo de vida Lolita? // What is the Lolita Lifestyle?

Esse assunto também demanda um texto à parte para explicar os pormenores, mas, de maneira resumida, o Life Style Lolita é quando você assume para o seu cotidiano alguns hobbies, comportamentos e estilos que se alinham com a estética da Moda Lolita.

Alguns exemplos de ações de lifestylers incluem:
  • Hábito de manter um diário;
  • Escrever cartas à mão;
  • Cozinhar coisas bonitinhas;
  • Atentar-se para regras de etiqueta tradicional;
  • Assistir a filme de temática aproximada da Moda;
  • Consumir revistas, livros etc. da Moda;
  • Costurar, bordar e tricotar;
  • etc.
 Isso diverge muito de pessoa para pessoa e, como você deve imaginar, não é necessário para fazer parte da Moda Lolita, composta primariamente por roupas.

Pouquíssimas são, na verdade, lifestylers.

https://gotadebaunilha.blogspot.com/2018/01/traducao-miel-dicas-de-etiqueta-mesa.html

Perguntas frequentes // FAQ :

O nome Lolita vem do livro homônimo de Vladimir Nabokov?
Não. Essa também é uma discussão longuíssima e cheia de revezes, mas é importante lembrar que hoje a Lolita do livro e a Moda de rua Japonesa não têm nada a ver uma com a outra. 

Existe algo de sexual na moda lolita?
Coloque a mão no seu coraçãozinho e, depois de ler e ver todo esse blog, você acha mesmo que existe algo de intencionalmente sexual nessa moda? A resposta é não. Apesar da associação acontecer por aqueles que ainda  têm como referência o livro de Nabokov, basta uma visita a qualquer galeria de fotos para entender que a moda Lolita não tem qualquer viés sexual. lembre-se: na Moda Lolita as pessoas se vestem para se sentir bem consigo mesmas.

Por que vocês se vestem assim?
Cada pessoa tem um motivo pessoal para entrar na moda, mas é praticamente consenso que a moda Lolita nos faz sentir melhores com nossa própria imagem. Como expliquei um par de vezes aqui no texto, a moda é uma maneira de se auto-afirmar, então muitas encontram na Moda Lolita uma caminho para a auto expressão.

Vocês usam lolita todos os dias?
Tem gente que sim, tem gente que não. Tem quem use apenas para encontros e eventos, tem que goste de usar dentro de casa no dia a dia para se sentir bem. Vai da vontade de cada uma.

 -----

E é isso! Qualquer dúvida, não deixe de comentar!

Links interessantes aqui no blog:

Referências para datas:
¹ So Pretty, Very Rotten.
²  Lolita Fashion Book.

You May Also Like

6 comentários

  1. Ótimo texto! Muito obrigada por escrever

    ResponderExcluir
  2. Para participar dessa moda pode usar apenas um tipo ou mais de um?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Você pode usar todos os que gostar, haha!
      Não precisa se limitar a um ou dois :) Boa parte das pessoas opta por limitar os estilos que usa por conta do custo: se uso só gótico, fica mais fácil combinar minhas peças mais vezes do que se tivesse, por exemplo, metade gótico e metade sweet.

      Excluir
  3. Preciso estudar todos os tipos e tudo sobre a moda para começar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É recomendado que estude a moda para saber se é isso mesmo em que você quer investir antes de gastar um tanto com as peças. Não só isso, a moda tem um tanto de significados e é interessante que você os compreenda antes de usar ou integrar alguma comunidade. Na verdade estudar vai é deixar mais fácil pra você navegar na moda e interagir com as pessoas que também curtem ela :)

      Excluir

Não deixe de comentar!