Lolitas sem franja: história, referências e tutoriais

by - 15:30

Olá! Postei aqui no blog há alguns dias sobre o uso do meu próprio cabelo em Lolita. Como a recepção foi boa, decidi adiantar o post sobre Lolitas sem Franja.


Vamos lá!
No post de hoje você encontra os seguintes tópicos:
  1. Insight Cultural
  2. Na Gothic and Lolita Bible
  3. O que concluímos com isso?
  4. Referências para as desfranjadas
  5. Tutoriais para cabelos sem franja
Caso queira pular a parte didática, sugiro saltar para "referências para as desfranjadas".

Boa leitura e não deixe de dar seu feedback aqui no post! s2 

Insight Cultural

Para entender melhor, decidi sair da bolha e dar uma olhada em alguns sites japoneses sobre moda e beleza.

A primeira coisa que a gente tem de entender é que a sociedade por lá se organiza de maneira diferente da nossa com relação a padrões estéticos. As franjas, também chamadas de Maegami (前髪), são super populares com mulheres de todas as idades, principalmente porque dão aquele ar de "juventude" independente da sua idade (coisa ultravalorizada lá no Japão).

Morning Musume
O uso da franja acontece por uma série de razões:
  • Te deixa mais jovem;
  • Deixa o seu rosto menor (e aí você parece mais jovem²);
  • Faz os seus olhos parecerem maiores (e aí você, de novo, parece mais jovem);
  • Permite esconder "imperfeições" no rosto;
  • Faz com que você se pareça com quase todas as idols da televisão;
  • Te dá um ar de pureza e inocência (ou seja, fica mais jovem).
  • Todo mundo bonito na TV usa, então as pessoas acreditam que ficarão mais bonitas usando também.
A chamada "franja de idol" ou "3 por 7"
A coisa da franja é tão popular que grande maioria dos salões oferece o serviço de corte de franja e, com isso, prometem mudar toda a sua fisionomia.

Não bastando, existem algumas lendas como a Mayuu Watanabe (do AKB48) que é bem conhecida por levar mais de 3h arrumando sua franja! Imagina só! Por conta disso, é super comum que as garotas levem fotos sua de referência para salões de beleza para pedir o corte idêntico ao dela.

Realmente, parece que tem uns 15 anos...orz
No Yahoo respostas japonês encontrei algumas pessoas perguntando sobre o uso de franja no Japão, e boa parte dá ênfase nessa possibilidade de se parecer jovem, doce, leve e também sobre a modelagem do rosto geralmente arredondado.

E, por fim, nesse link aqui de guia de corte, é legal reparar que os primeiros resultados são mulheres mais velhas de franja. Para a atriz sem franja, são usados adjetivos como "legal" e "descolada" em contraste com as expressões "bela" e "kawaii" geralmente usadas para quem tem franja.

Em resumo, as revistas, sites e modelos mostram que no Japão:
  • Quer ser bela, jovem e delicada? Use franjas.
  • Quer ser descolada, madura e legal? Não use franjas. 
     (mas a gente sabe que isso não é verdade)

Na Gothic and Lolita Bible

Ok, agora que você sabe que franja é uma coisa quase cultural do Japão, vamos voltar à moda Lolita de fato.

Separei alguns volumes da Gothic and Lolita Bible de diferentes épocas e avaliei a presença (ou não) de lolitas com franja. (Lembrando que essa é a revista referência da moda, mas não é a única. Na Gosu RoRi, por exemplo, de costura, a presença de meninas sem franja e sem blouse é enorme!)

Gothic & Lolita Bible [1] - 2001
É bom considerar que o 1° volume da GLB foi praticamente todo sobre o Mana-sama que, como sabemos, tá sempre de franja por aí. Decidi separar as duas únicas modelos sem franja dessa edição, que são absoluta minoria.

 

Uma coisa importante para lembrar: A primeira lolita posava para a Victorian Maiden (Classic), a segunda veio de um Street Snap (e tá bem mais pra Classic).

Gothic & Lolita Bible [4] - 2002
Nesse volume as peças sweet ganharam bem mais espaço e, para minha surpresa, aumentaram também a quantidade de desfranjadas.




A primeira modelo é da BABY, a segunda está num guia de cortes e foi chamada de "neo lolita",  a terceira faz parte de um guia de Lifestyle, a quarta está nos snaps e a última é uma modelo da H.Naoto.

Gothic & Lolita Bible [24] - 2007
Com 5 anos de diferença, a moda na revista começa a se aproximar mais do que ela é hoje, então encontramos páginas com marcas que ainda existem como a Juliete et Justinne, Innocent World etc.

E, por mais estranho que pareça,  teve NENHUMAZINHA lolita sem franja nessa edição. Uauhuhauha NEM UMA PRA CONTAR HISTÓRIA. (Mas quase todas de cabelos naturais, bom lembrar disso).

Gothic & Lolita Bible [36] - 2011
Viajamos 4 anos no tempo para encontrar agora uma revista recheada de perucas coloridas e brilhantes para quem usa o estilo sweet (mas todas essas de franjinha).


 

Pelo menos dessa vez encontramos bem mais pessoas sem franja no street snap, ainda que incrível minoria na revista (que agora parece tomada por perucas cor de rosa).

Gothic & Lolita Bible [62] - 2016
Por fim, a revista mais nova que tenho aqui em casa é a 62. Essa, naturalmente, é a que mais se aproxima da moda como a encontramos hoje no Brasil e no mundo.




Não é lolita, mas é um anuncio de salão de beleza da moda
 

Para minha surpresa, temos bem mais lolitas sem franja agora do que comparado com os anos anteriores. Dei uma olhada em outras revistas que não mencionei e a proporção era quase sempre a mesma de franjadas pra desfranjadas ao longo das páginas.

O que concluímos com isso?

1) É proibido usar franja com lolita?
Não. Nunca foi e não faz sentido que algum dia seja.

2) Sempre existiram lolitas sem franja?
Sim. Dá pra ver na primeira edição da GLB que ali já tinham meninas dentro da silhueta usando o cabelo sem franja. Em meados de 2010~2011, quando as perucas começam a ganhar mais força, ainda temos lolitas usando cabelo sem franja, mas principalmente no estilo gótico e clássico.

3) Existe Lolita Sweet sem franja?
Você viu no volume 4 a modelo da própria BABY sem franja né? Existe Sweet sem franja desde os primórdios da moda até nos dias de hoje, então pode se libertar e fazer do jeito que quiser!

4) Por que as lolitas usam tanta franja?
No tópico anterior cobri o motivo das japonesas serem tão obcecadas com franja. Ela faz com que você pareça mais jovem e te dá a oportunidade de moldar o rosto (geralmente redondo). Dentro do estilo sweet faz muito sentido que a pessoa queira mesmo parecer mais nova, e é por isso que quase sempre elas tão assim.

 Além disso, existe uma lenda de que acessórios tradicionais das lolita (como o headdress - o que tem formato de absorvente) ficam melhores em pessoas com franja, ajudando a moldar o formato do rosto.

Pra completar, modelos oficiais muito famosas como a RinRin Doll e Misako Aoki usam franjinha, e isso, claro, estimula as meninas a imitá-las.



5) Por que nos últimos anos temos mais desfranjadas?
Ahá, aí que eu queria chegar. Não dá para afirmar nunca com certeza, mas a gente sabe que a moda Lolita recebe influências contínuas de vários outros estilos de rua, não é verdade?

O que vinha prosperando muito por lá ultimamente?
Isso mesmo, o LARME.


Esse estilo maravilhoso de vestir tem sido fonte de inspiração para uma série de lolitas japonesas e, adivinhe só, a quantidade de desfranjada nesse estilo é ENORME. No LARME existe aquela pontinha de maturidade que significa, também, que não ter franjas é mais do que bem vindo se você quiser parecer mais adulta.

Não me alongarei muito a respeito do Larme,  mas entro, agora, na parte prática do post:

Referências para as desfranjadas

Ok, agora você já sabe tudo sobre a história da franja, do motivo da franja e que dá pra viver sem a franja. Mas onde buscar referências se todo mundo parece estar de franja?

Fanny Rosie (@TUMBLR)


Essa mulher maravilhosa é minha inspiração maior na arte de usar o próprio cabelo. Aproveite bem das infinitas páginas de coords do Tumblr dela e salve suas referências favoritas porque vale a pena, viu? <3

Chrissy (@Tumblr)


A Chrissy na verdade é cosplayer, e usa lolita esporadicamente, mas vejo ela sendo citada várias vezes como inspiração! Para lolitas com cabelos parecidos com de Chrissy, recomendo também o TUMBLR @ilovemy4c-hair para algumas inspirações de cores e cortes!

Moda LARME


Como já disse, esse estilo é um prato cheio para encontrar cortes e penteados bonitinhos sem franja. Vale pegar uma revista ou buscar referências pelo Google!

No ocidente!

Uau, até parece que estou de brinks né. Mas não, sabe onde a gente acha penteados lindos sem franja? Isso mesmo, bem aqui no ocidente. 

Como a cultura da franja parece não estar tão em alta assim na TV e nas revistas, podemos deitar e rolar em referências de figuras populares como:


Penteados de casamento

E, por fim, minha referência favorita: penteados de casamento.


Tutoriais para cabelo sem franja

Por fim, como ficaria inviável postar TODOS os tutoriais de cabelo e guias de estilo, decidi criar uma pasta no Pinterest com algumas inspirações. Dá uma olhadinha lá e, quem sabe, você não encontra um penteado para seu próximo coord?


Com isso, chego ao fim dessa enorme postagem (finalmente)!
Espero que seja útil para quem está ansiosa para usar o próprio cabelo em lolita ou apenas esteja em busca de inspirações para novos penteados.

Tentarei variar um pouco no cabelo nos próximos coords, então podem esperar que continuarei atualizando a pasta com referências.

Até a próxima s2

You May Also Like

8 comentários

  1. Essa Fanny eu achei q era vc ^^"
    Laura xD Eu básicamente tenho fascinio por franja desde que nasci kkkkk tudo que tem franja obrigatoriamente me chama a atenção ^^''''''
    Minha avó é pior que eu, ela chega a brigar quando aparece alguém (netas ou filhas dela) sem franja xD kkkkkk
    mas vc fica muito amorzinho com seu cabelo do jeitinho que ele é u3u
    E eu vi uma foto sa Misako no qual eles colocaram a franja dela presa que ela parecia ainda mais jovem que o normal '-' então nem sempre é só a franja que deixa jovem
    VIDA LONGA AS FRANJAS \O



    http://diariodelolivlet.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUE BAITA ELOGIO ME COMPARAR COM A FANNY *____* uhahuauhauhauha <3
      Eu acho franja LINDO também! Quando criança eu usava, mas depois que a puberdade chegou meu cabelo não se comportou mais Orz E a sua é maravilhosa e fica ÓTIMA no seu rosto ;__; acho seu cabelo maravilhoso!
      E quero essa foto da Misakoooo!!!! ahauhuhauha

      Excluir
  2. Adorei o post!! ♥
    Eu tenho um redemoinho bem na testa, já tentei usar franja reta, mas é caso perdido D; ahahhahahaha
    Agora eu ainda estou de cabelo curto, então eu estou indo bem contra ao tradicional de lolita :v

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh eu também tenho um bem aí! UHAUHUHAUH é sofrido, sempre que corto vira uma janelinha... eu acho cabelo curto lindo! Tem uma modelo que costuma fazer boystyle na GLB que tem cabelinho também, e é um amooooor s2

      Excluir
  3. Obg por mostrar Black como exemplo....sou lolita e negra e gostaria de usar meu cabelo em vez de peruca porém falta opção e penteados ;-;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Anon! Ohh você chegou a visitar o tumblr ilovemy4c-hair? Volta e meia eu vejo ele sendo reblogado na minha TL como inspiracional. Eu confesso que não conheço muito do assunto, mas sei de uma menina que costuma usar dreads trançados com fitas coloridas e fica LINDO. Bom que dá pra coordenar com a cor que quiser! hahahaah

      Excluir
    2. Obg pela dica, vou procurar :3
      Adorei teu blog♡

      Excluir
  4. Eu não sei mas sempre pedi pro meu pai cortar minha franja, quando era pequena XD agora uso por causa de idols e lolitas mesmo, como você escreveu. Adorei a referência da Mayuyu <3 minha favorita shuahu nessa foto acho que ela tinha um pouco menos de 20 anos e ainda parece ter 15 sim. Ela fala que mesmo depois das 3h, toda vez que vê um espelho fica arrumando. Mas agora que já em 23 anos a franja é mais cacheada e "rebelde". E as lolitas sempre fizeram bom uso do penteado sem franja, acho que balança o inocente do vestido e o maduro. Eu adoro Larme-kei mas nunca tinha visto esse penteado com a pigtail e fotos dos de cima. Boas referências!

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar!