De peruca a desperucada: meu caminho para usar Lolita com o próprio cabelo

by - 15:16

Pouca gente sabe, mas uma das coisas que me fez abandonar cosplay foi o mal que o hobby estava fazendo para minha auto estima.

Para quem não conhece bem o meio, quando se faz um cosplay você tenta imitar um personagem específico de alguma mídia. Existem os cosplays de personagens originais (criados por você) e as versões alternativas (tipo... Princesas Disney com roupa de escrava Leia) que dão alguma liberdade de criação, mas, no final, você ainda tenta se parecer com outra pessoa.

Foto por Matheus A.
Acontece que boa parte dos cosplayers opta por usar perucas para não precisar mexer no cabelo (e, quase sempre, a peruca fica melhor mesmo, tanto por questão de cor quanto por volume, estilização etc. e tal.) e eu não era exceção.

Claro que a coisa não para aí. Como queremos ficar parecendo com os personagens, entram também as lentes, maquiagem, próteses (em alguns casos), binders e a edição de fotografia para dar uns retoques ou recriar cenas inteiras.

Mas, porque eu comecei falando de cosplay?

Porque a resolução de usar Lolita com meu próprio cabelo nasceu de uma frustração que veio nesse hobby.

Meus primeiros cosplays foram com meu próprio cabelo. Eu fazia prancha, dava uns cortes e tcharam! Com o tempo (e lá se foram 10 anos de hobby), o cabelo já não atendia mais às minhas necessidades. A puberdade também chegou, e com ela vieram as espinhas e o cabelo ficou que nem o da Hermione no primeiro filme do Harry Potter.

ó eu em 2006 rere
Daí comecei a usar perucas, passar maquiagem, e editar as fotos para arrumar a pele. Depois para consertar acessórios tortos, tirar pessoas do fundo, corrigir um fio da peruca, alongar os cílios, arrumar a maquiagem, clarear o branco do olho (!) e blá blá blá.

Essa obsessão pra ficar tudo bonitinho beirava o ridículo e cada vez que as pessoas elogiavam minhas fotos eu ia ficando mais e mais triste comigo mesma. Tirar o cosplay era um suplício. Remover a maquiagem na frente do espelho, desmontar a peruca, tirar a lente que aumenta o olho, guardar o cosplay e voltar para meu estado normal me deixava péssima no final do dia.

Ver as fotos e editar os "defeitos" que só eu via parecia redobrar o meu desgosto comigo mesma.

Não ser a pessoa da foto 100% do tempo me angustiava de um jeito que eu chegava a chorar quando comentavam "nossa, você tá linda nessas fotos!".

Parece bobeira, mas demorei um tempasso até entender o que estava me fazendo mal. Na minha cabeça o problema era eu, que não tinha nascido com cabelo liso perfeito de peruca, lábios finos, olhos de 16mm de diâmetro, pele de pêssego e maquiagem natural no rosto alvo.

Foi quando troquei os meus estilos de cosplay e comecei a fazer personagens mais "normais", com cabelos de cor natural e sem qualquer edição para além da maquiagem básica (batom e lápis no olho).

Foto por Arthur A.
Larguei o Photoshop e, aos poucos, fui deixando o hobby para entrar na moda lolita. 

Assim que entrei, procurei saber sobre lolitas sem peruca. Claro que meus resultados não foram lá muy buenos.

Encontrei os resultados tradicionais da primeira página do Google, com várias meninas maravilhousas de peruquinha (ok, tirando a Misako e mais alguém que talvez esteja me enganando).


Mas, pelo menos, não tinha nada verde ou rosa radioativo e o castanho acobreado do cabelo até passava para os estilos que eu gosto (Gothic e Classic).

Meus primeiros coords foram todos de peruca (e olha ali, quase da cor do meu cabelo uhauhauha)


E, ainda algo frustrada (mas BEM MENOS QUE COM COSPLAY), elegi uma peruca favorita para usar com tudo, quase que como um cabelo oficial:



Uma coisa que pegou depois disso é que eu continuava acompanhando blogs que diziam que "lolita é justamente sobre se sentir bem consigo mesma". Ora, se é isso mesmo (e sim, eu já estava MUITO MELHOR  do que quando fazia cosplay), o que ainda estava me segurando de usar meu próprio cabelo?

Nada. Absolutamente nada, além de mim mesma.

Foi então que voltei no Google, cacei umas referências, comprei óleo de coco, fiz hidratação pra ver se ele passava pelo menos pra parecer com a Hermione do terceiro filme né, lavei com um shampoo Low Poo e... tcharam! Estava pronta para sair pela primeira vez usando meus próprios cachos.

https://gotadebaunilha.blogspot.com.br/2017/04/meeting-casa-fiat-de-cultura.html

E, eu não comentei, mas desde o primeiro coord até esse daí da foto de cima (nesse ano!) eu fui, pouco a pouco, abrindo mão da maquiagem. 

Eu não uso no dia a dia (minha pele é muito oleosa e eu fico angustiada com massa corrida no meu rosto) e me sinto bem assim, porque deveria me obrigar a isso quando usando um estilo que me deixa tão feliz?

Então, hoje em dia, passo um glosszinho (que sai assim que ponho os pés pra fora), um rímel nos cílios inferiores (sim) e to pronta pra sair! \o/



Depois que usei aquele coord com meu próprio cabelo, e percebi que continuei maravilhousa, foi como se eu tivesse acabado de inventar a roda! uahuhahuauh

Foi muito mais fresco, não me senti mal quando voltei pra casa, fiquei feliz sabendo que era eu que estava usando a roupa, e não o contrário, e por aí vai.

Para os coords seguintes eu fui experimentando (e até deixei de lado a falsa franja que fiz ali em cima):

https://gotadebaunilha.blogspot.com.br/2017/06/coord-piquenique-international-lolita.htmlhttps://gotadebaunilha.blogspot.com.br/2017/05/meeting-1-demaio-legatto.html

https://gotadebaunilha.blogspot.com.br/2017/07/meeting-boca-do-forno-cel-design.htmlhttps://gotadebaunilha.blogspot.com.br/2017/04/coord-casual-no-shopping-ghost-in-shell.html

Foi um processo loooooongo, longuíssimo, mas que me ensinou me apreciar de verdade. No geral eu nunca fui muito preocupada com aparência, até a hora que tinha de me olhar no espelho.

Lidar com minha pele, lidar com meu cabelo (que eu sempre acreditei ser fonte de dor de cabeça), lidar comigo mesma foi algo que trabalhei durante todo esse tempo até chegar agora, quando sinto que, enfim, estou em paz comigo mesma.

Não significa que nunca mais usarei peruca na vida (na verdade, até comprei uma preta lindinha hehehehe), mas que agora sei que, quando botar uma peruca e tiver de tirá-la, eu continuo sendo linda ¯\_(ツ)_/¯

A pessoa que afirmou que lolita é sobre se sentir bem consigo mesma não poderia estar mais certa. Estou ótima sendo eu mesma numas roupas espalhafatosas. E feliz, claro, acima de tudo.

You May Also Like

7 comentários

  1. Eu lembro quando eu te vi sem peruca pela primeira vez >_< eu pensei: woooow que cabelo maravilhoso, como ela faz? @3@
    Tá muito linda e seu cabelo tem uma cor maravilhosa (((o(*゚▽゚*)o)))♡ amooo Lolita de cabelo natural, é como vc falou: vc vira vc mesma :3
    Parabéns ( ◠‿◠ )

    Diariodelolivlet.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, você que é maravilhosa, Lolivlet! auhauhuhauh obrigada por tudo ;_; s2

      Excluir
  2. Wow esse post me ajudou em coisas que você nem imaginaria. Como eu faço cosplay também. A gente não nasce com rosto de anime ou daquelas japonesas fofinhas né. E todo mundo faz coisa com o cabelo (tipo, se eu quisesse pintar de loiro platinado teria que passar hidratante). Mas no final do dia a gente sabe que somos nós mesmas sendo bonitas ;3;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh fico feliz em saber disso, Sylvia! Sim, a gente nunca vai ser como as idols 2D (ainda bem! HAHUAUH), mas somos lindas do nosso jeitinho 3D e real no mundo! ahuahuauh <3

      Excluir
  3. Além do mais, seu cabelo é lindo e parece com GOT pronto falei djabdks ♡♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UHAHUAUH MUITO OBRIGADA, isso me deixa feliz! Amo esses penteados de época auehuahe

      Excluir
  4. Olha, me identifiquei com seu post. Também faço cosplay e no começo sofria muito ao tirar, justamente pelos motivos que você disse. Hoje em dia esse é um lado bem resolvido em mim, mas admito que me sinto um pouco melhor em não saber que fui a única que passou por esse processo (Eu sei que parece um pouco egoísta talvez, desculpa ;-;).

    Fico realmente feliz em ver que você está bem consigo mesma atualmente, você é linda e seus cachos também! <3. "Se sentir bem consigo mesma" é o lema que me puxou para JFashion, mas independente de usar a moda ou não, todo mundo deveria ter essa frase estampada na testa!

    Abraços das estrelas!

    Galáxia de Sonhos

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar!