100 perguntas sobre a Moda Lolita: o que é a moda para você?

by - 17:16

A autora do blog "How to become an angel" postou, no começo desse ano, uma lista com 100 perguntas para entusiastas da moda lolita! Ela traduziu esse questionário do japonês, e aqui coloco ele em português. 

 A Carol, do WildJackalopes também começou a responder esse questionário, e disponibilizou as primeiras 25 perguntas em português, para quem quiser arriscar!

Abaixo, respondo as 100 perguntas em português mesmo, porque né, haja animação para fazer em duas línguas! Huauhauha 


1 Por favor diga-nos o seu nome, data de nascimento e onde mora!
Laura, 4 de fevereiro e moro em Belo Horizonte, Brasil.
2 Qual sua altura e tamanho de roupa?
156cm, haha! O tamanho depende da marca, mas, geralmente, é o pequeno.
3 Qual a razão pela qual você começou a usar a moda Lolita?
Não sei, exatamente, a razão que me levou a vestir o primeiro vestido. O processo foi até bastante natural como uma transição do cosplay, que já não me fazia mais tão bem tanto em termos de auto-imagem e de auto-expressão. Comecei bastante curiosa com a confecção das peças e, quando me dei conta, já estavam enchendo meu guarda-roupa com minhas criações, haha.
4 Qual o seu sub-estilo lolita favorito?
Antes de tudo, o gótico. Também gosto bastante da estética do Classic, como dá para ver pelos meus coords, haha.
5 Escreva, com suas palavras, o que você acredita refletir o seu sub-estilo favorito.
Hmm, acho que o gótico tem um quê de maturidade e, ao mesmo tempo, simplicidade, que me atrai bastante. Dentre todos os sub-estilos da moda, o gótico, pra mim, converge uma sensação de auto-controle e distanciamento mundano.
6 Você tem piercings? Se sim, quantos?
Nenhum, nem furo na orelha, haha. Morro de alergia dessas coisas.
7 Qual a sua marca Lolita favorita?
Hmm, de maneira geral, acho a Atelier Boz e Sheglit as mais constantes em termos de estilo. Não tenho nada delas (ainda), mas provavelmente são as que mais salvo nas minhas pastas de referência, haha. De maneira prática, porém, minha favorita é a Moi-Méme-Moitié: ela geralmente atende minhas medidas, tem cortes simples e elegantes e costuma trabalhar com cores e padrões que gosto (cruzes, rosas etc.).
8 Qual a peça favorita do seu guarda-roupa?
Hahaha péssimo escolher, mas acredito que ainda seja o Nameless Poem (Ista Mori).
9 Quantas amigas na moda você tem?
Eu, sinceramente, não sei responder :(
10 O que você mais gosta sobre a Moda Lolita?
Acho que o campo de auto-expressão que as roupas me permitem.

11 E o que você mais odeia?
A falsa impressão que as pessoas sustentam de que, por usarmos as mesmas roupas, somos, de algum modo, uma comunidade.
12 Quais revistas sobre Moda Lolita você lê?
Atualmente, só a GIRLISM tem alguma constância nas suas publicações. Fora ela, eventualmente pego GLBs antigas e lançamentos de e-mook como MIEL, por exemplo.
13 Headdresses, bonnets ou laços no cabelo?
Laços! Não gosto de bonnets e, como não tenho franja, não gosto de como os headdresses costumam ficar. Bonnets me transformam em um bebê careca.
  14 Você costuma usar bloomers / fofocas?
Não. Prefiro usar shorts sintéticos por baixo das roupas.
15Você amarra seus headdresses na frente ou atrás da cabeça?
Eu praticamente nunca uso headdresses, mas amarro atrás.
16 Você tem algum estilo musical ou banda favorita?
Eu costumo escutar de tudo um pouco. No geral, acabo parando em OSTs de jogos, eletrônica, metal e tudo o que está no meio. Mas, realmente, se a melodia pegar, não tenho problema em ouvir.
17 Qual o seu toque de celular no momento?
Acho que, a essa altura, meu número até foi cancelado! Meu celular está sempre no silencioso, então não faço ideia do número.
18 Você costuma ir a shows / concertos de Lolita?
Não vou a shows, mas a concertos, sim, e costumo usar Lolita nessas ocasiões.
19 Para aqueles que vão a shows, você é do tipo que curte headbang?
Haha, não vou a shows, e tenho quase certeza de que eu nunca conseguiria ser headbanger. Tenho muita enxaqueca no dia a dia, qualquer movimento mais brusco já me deixa zonza.

20 De quais cores você gosta?
Preto, roxo e azul escuro.
21 Quais os seus hobbies?
Escrever literatura, desenhar, jogar video game e costurar, eu acho.
22 Qual o seu perfume favorito?
Gosto de cheiros frutados, tipo morango e cereja.
23 Enquanto usuária da moda Lolita, você tem algo com o qual toma cuidado?
Quando em lugar público, e consciente de que as pessoas estão me observando, tomo cuidado para soar mais confiante e elegante nos meus modos.
24 Algum lugar específico que você gosta de frequentar?
Eu gosto de caminhar sem muito rumo em bairros comerciais e shoppings. Gosto de olhar vitrine e não levar nada.
25 Quantas vezes por semana você usa Lolita?
Depende da época do ano (?). No verão costumo usar uma vez por mês, no outono / inverno costumo usar pelo menos uma vez por semana.
26 Conte-nos uma história engraçada ou embaraçosa sobre seu início na moda.
No começo, eu tentei costurar algumas peças sem antes ter pego em um vestido apropriado! Usei uma vez um set cor-de-rosa que costurei acompanhando o modelo de uma das Otome no Sewing... que vergonha... Orz Tento apagar isso da minha mente, fiquei muito desconfortável no dia usando essa cor! Não tinha nada a ver comigo, e a silhueta era horrível! Hahahaha
27 Qual o seu corte e cor de cabelo no momento?
Acho que não tenho corte, haha! Mas meu cabelo é a cor de sempre, um castanho normal.
28 Há quanto tempo você usa a moda?
5 anos?
29 Você tem algum lugar específico para guardar suas peças?
Como não tenho muitas peças, comprei um guarda-roupa pequeno e deixo ele no meu quarto dedicado para minhas peças da moda.


 
30 Até o momento, você já considerou parar com Lolita?
(Ainda) não.
31 Qual o seu lema na moda?
Lolita não é uma necessidade, muito menos uma prioridade. Faça as coisas com calma e planejamento financeiro.
32 Você tem planos de comprar algo para seu guarda-roupa?
Estou satisfeita com meu guarda-roupa no momento, mas às vezes me pego namorando algumas peças mais simples. Sinceramente, queria o Giulietta da Boz, mas sei que não virá por agora.
33Tem alguma celebridade que você olha e pensa: "Essa daqui certamente ficaria bem em Lolita!"?
Acho que não... Não conheço muitas celebridades.
34Fale sobre uma peça sua que carregue boas memórias.
Acho que o L529 da Bodyline é minha peça com mais recordações. Foi com ela que saí de Lolita com meu namorado pela primeira vez, que dei uma palestra sobre a moda em uma faculdade daqui da cidade etc. Acho que contei minhas memórias em várias peças no meu post de guarda-roupa.
35 Qual foi o primeiro item que você adquiriu?
O primeiro, primeiro, foi um sapato da Bodyline em tom menta. Comprei para um cosplay de Maria Antonieta que estava fazendo, haha. Ficou no meu guarda-roupa por bastante tempo.
 36 Você tem uma pose que sempre repete para as fotos?
Haha, eu tenho um set de poses bem limitado para fotos. Costumo segurar a saia e erguer uma das mãos até a altura do rosto.
37 Qual a sua bíblia? (Um item no qual você volta constantemente)
Acho que não tenho nada do tipo.
38 Qual o tamanho (em centímetros) do salto mais alto que você tem?
9cm, eu acho.
39 Você já usou tiaras na moda?
Sim, tenho algumas.

40 Você um dia quer tentar usar Ouji?
Não, não me interesso por essa estética :/
41Que tipo de renda você mais gosta?
Gosto de rendas bordadas em tule! Acho muito delicadas e gostosas de tocar.
42 Você tem bonecas? Conte-nos sobre elas!
TENHO, haha. Tenho 3 BJDs, a Almah (Peaks Wood Beetle), o Gawaine (D.I.M Ace) e a Shara (Bambicrony Tanned Ellen). Tenho eles há muitos anos já, são meus xodozinhos.

 43 O que tem dentro de sua bolsa?
Celular, chave, documentos e dinheiro.
44 Qual a sua flor favorita?
Acho flor de pessegueiro muito bonita!
45 qual o seu acessório favorito no momento?
Acho que os colares que comprei da 誓约之城 Gothic歌特 !
46 Qual a sua maquiagem favorita?
Acho que não tenho apego por nenhuma... Comprei um lápis de olho da Ruby Rose esses dias e ele é bem preciso para fazer delineado!
47 Olhos grandes e dramáticos são a marca de uma boneca! Você usa cílios falsos? E, você tem alguma dica para sua aplicação?
Eu tenho muita preguiça de ficar colocando essas coisas, e sinto que pesa bastante o olho, haha. De recomendação, porém, sugeriria que você usasse uma cola de boa qualidade, tipo a Koji. Faz toda a diferença!
48Conte-nos sobre sua rotina de maquiagem de olhos!
Geralmente eu só puxo um tracinho com a caneta de delineado. Eu tenho a pálpebra invisível quando estou de olho aberto, então nem vale a pena ficar fazendo malabarismo HAHA.
49 Qual cor de batom você costuma usar?
Prefiro vermelho mais escuro. Às vezes uso preto / chumbo, mas é bem raro.

50 Qual cor você costuma usar nas unhas?
Preto.
51 Você já teve de se trocar em banheiros públicos?
Não!
52 Você já twinnou com alguém? O que achou?
Esse mês fiz meu primeiro twin! É bem difícil achar alguém por perto que tenha as mesmas peças que eu, mas achei muito divertido! Espero encontrar mais parceiras de twin no futuro!
53 Como você faz para manter suas medidas? Alguma recomendação?
Minha alimentação já é bastante limitada por conta das minhas intolerâncias alimentares... Também não costumo consumir nada industrializado, já que é muito caro comprar comida sem glúten, sem lactose, sem açúcar, sem carne vermelha, sem isso ou aquilo... então eu cozinho pra mim. Acho que isso faz muita diferença, mesmo que você não tenha intolerâncias. Comida caseira é sempre mais saudável pro fígado e para seu intestino!
54 Você está ok em ser uma lonelita? (usar a moda sozinha)
Okzíssima.
55 Quanto você gasta com mês com roupas e acessórios da moda?
Eu só faço compras uma vez ao ano, haha. E compro pouco.
56 Teve uma distância muito grande entre o momento que você descobriu a moda e o momento em que começou a usá-la?
Bastante. Não sei mensurar ao certo, mas eu conhecia Lolita há pelo menos 10 anos quando comecei a usar.
57 Qual sua peça mais cara no momento?
Silent Moon, da MMM. Não "paguei" por ele, mas é a peça com maior valor agregado.
58 Moda Lolita é bem cara. Como conseguir dinheiro para investir na moda?
Bem, eu tenho dois empregos. Gasto só uma vez ao ano com Lolita, não costumo sair de casa, não como fora (nem posso), só compro roupas quando as minhas estão velhas, revendo minhas coisas constantemente, não tenho pets ou filhos, cozinho em casa para economizar com lanche e almoço, vou a pé para o trabalho e faço poupança. Tirando os gastos normais de casa, não tenho nenhum outro lugar para escoar meu dinheiro.
59 Só entre nós, quanto, ao todo você já gastou com Lolita?
Hahaha, não tenho ideia. Menos que a maioria, certamente. Mantenho um guarda-roupa pequeno e constantemente vendo minhas peças, inclusive as que eu mesma costuro, assim recupero o dinheiro. Eu nunca gasto com uma peça sem antes vender outra.

 
60 Que loja você gostaria de ter por perto?
Queria era uma loja de tecidos e aviamentos estilo aquelas do Taobao, hauhaauh. Mas assim, de marcas da moda, acho que uma Boz, para eu experimentar e escolher o que quereria levar.
61Cá entre nós, tem alguma marca que você acha que cobra caro demais para o que oferece?
Eu começaria pela Angelic Pretty, e não deixaria de mencionar a Moitie. Entendo que tem o valor de marca agregado, mas, depois de ver e pegar de perto nas peças, e sabendo do preço, não acredito que valham o quanto cobram como novas. A história é diferente para as peças da Victorian Maiden que, sinceramente, têm o acabamento impecável.
62 Você compra de lojas online? Se sim, quais as vantagens e desvantagens? Se não, conte-nos o porquê.
Bem, não tenho opção além de online, né? A pior parte é não poder ver a qualidade do tecido e do acabamento de perto, nem poder experimentar as roupas. A parte boa é... não preciso sair de casa?
63 Você já encomedou peças especificamente sob medida?
Além das peças que eu mesma costuro, tenho uma saia da Lady Sloth feita exata para minha cintura! É muito gostosa de usar e ver como cabe certinha!
64 Tem algum item específico de marca que você quer, mas não sabe a razão?
Haha, às vezes eu me pego desejando algumas aberrações da JetJ. Ainda bem que são caras e vendidas online, aí não caio na tentação de comprar.
65 O que você faz com as peças que não usa mais?
Eu costumo anunciar no grupo online de vendas.
66 Qual a última coisa que você comprou?
De fora da moda, um saco de psylium, haha. De dentro da moda, um vestido da Bodyline que odiei.
67 Você já teve algum item que você provavelmente nunca mais terá, mas que não consegue esquecer?
Acho que não... Não sou particularmente apegada às coisas. Depois que vendo, eu esqueço completamente.
68 O que você pensa sobre pessoas que usam a moda apenas para shows ou eventos de cosplay?
Acho que é da escolha de cada um como fará uso da moda, eu, sinceramente, não tenho direito de intervir nisso. Se a pessoa trata como fantasia, porém, não considero como Lolita?
69 O que você pensa de pessoas que não usam maquiagem quando veste Lolita?
Não julgo quem tem preguiça como eu uhauhauh.

70 Tem uma lolita usando o mesmo coord que o seu! O que você pensa?
TWINS! E ela provavelmente tem um ótimo gosto para a moda, haha.
71 De que idade até que idade você acha que é certo usar a moda Lolita?
Acho que "certo" é uma expressão muito forte? Certo é sempre, não vejo como poderia ser de outro modo. A moda é sobre expressão, e as pessoas não param de se expressar só porque ficaram mais velhas ou são mais novas.
72 Em qual situação você acha que pararia de usar a moda?
Quando eu encontrasse outro caminho de auto-expressão, talvez? Se eu estiver passando por problemas financeiros, meu guarda-roupa é a primeira coisa a ir, também.
73 Você costuma pensar "para de fazer isso!" para alguma coisa na moda?
Chamar de "Moda Kawaii".
74 Você tem uma definição mental específica de como uma Lolita deve ser?
Acho que é bom lembrar que a moda é sobre roupas, antes de tudo. A personalidade da pessoa não vai mudar drasticamente por causa das camadas de tecido que ela está usando. Mas, de maneira geral, espero que seja uma pessoa que transpire sua individualidade com confiança no que está fazendo.
75À exceção da resposta na pergunta 73, há algum outro comportamento que você reprova na moda?
Entrecruzar alusões explicitas a praticas sexuais, com a moda, é algo que reprovo. Não buscar ler e entender a estética / história / cultura da moda enquanto se diz apaixonada pelo estilo, também. Expor e criticar outras pessoas de maneira degradante, por causa de suas roupas, é especialmente reprovável. Mas o que reprovo diz, antes de tudo, sobre mim. Não imponho essas regras às outras pessoas, apenas me afasto delas quando vejo que não condizem com os valores que acredito valerem para mim.
76 O que você acha de rapazes usando a moda Lolita?
A menos que tenham o cuidado de acompanhar a estética da moda, eu não aprecio.
77 Quais aspectos de sua vida mudaram com a moda Lolita?
Muita coisa mudou com a passagem do tempo. Se tivesse de apontar algo especificamente relacionado à moda, diria que minha auto confiança.
78 O que as pessoas ao seu redor dizem sobre você usar a moda?
Em casa, costumam elogiar quando uso peças que faço eu mesma. Meus pais me apoiam bastante na costura e incentivam que eu faça mais, haha. Minha mãe gosta de olhar as estampas, em especial. Meu namorado fica feliz em me ver feliz usando a moda, assim como qualquer outro estilo que costumo experimentar. De resto, nunca prestei atenção o suficiente para saber o que pensam.
79 No calorão do verão, o que você costuma usar?
É calor o ano todo, né? Costumo priorizar JSKs sem blouses ou peças de algodão que respirem melhor.

80 Você usa lolita no trabalho / faculdade?
Tenho uniforme no trabalho, e na faculdade preciso pegar transporte público. Não uso nesses ambientes.
81 Qual o seu estilo normal de se vestir?
Em casa, só fico de pijama, haha. Todas as minhas roupas de casa são cor-de-rosa e co bichinhos, bem o contrário de minhas roupas normais de sair. Essas são uma variação de preto e branco. Tenho bastante peça punk e gótica para o dia a dia.
82 Você é contra a compra de peças de segunda mão?
Só compro de segunda mão! Acho o preço cheio das peças impagável para mim.
83 Você tem namorado? Ele entende da moda?
Sim, o Caio me incentiva bastante na moda e entende até mais que muita gente que conheço! Ele costuma ler os conteúdos que posto, comenta comigo quando mando os vestidos e casos, e sabe o básico da história, das revistas e das figuras mais importantes do estilo. Ele reconhece com facilidade os 3 sub-estilos principais, e sabe dar concrit nos meus coords quando peço!
84 Conte-nos qual a imagem do parceiro ideal para uma Lolita!
Acho que a(o) parceira(o) ideal para uma Lolita vai variar de acordo com a personalidade da pessoa. Como disse, a moda é sobre roupas, não sobre personalidades. De todo modo, e isso não vale só para Lolita, a pessoa ideal deve saber respeitar os seus interesses, te apoiar nas coisas que te fazem bem e estar presente quando elas não fizerem! Acho que é isso!
85 Tem alguma lolita em particular que lhe impressiona?
Não sou boa de nomes, mas a TonBlackBerry, no Instagram, sempre me impressiona com a habilidade de coordenar! Também gostava de acompanhar a FannieRose.
86 Você já fez suas próprias roupas?
(...)
87 Você já fez seus próprios acessórios? De que tipo?
Quase tudo o que tenho de acessório foi feito à mão!
88Já teve alguma peça específica que você fez e pensou "perfeita!"?
Hahaha minha personalidade não me deixa assumir nada que faço como "perfeito", principalmente na costura.
89 Descreva o coord ideal.
Coeso, tanto em temas quanto em cores, tecidos e texturas. Prefiro cores mais discretas, como preto, branco e azul marinho. Gosto de coords mais casuais, mais puxados para o elegante.

90 Tem alguém que você admira na moda? Explique o porquê.
Acho que não tem ninguém em especial, mas sigo várias meninas que me deixam feliz cada vez que postam algum coord novo!
91 Por um dia você poderá sair em um encontro com uma pessoa especial. Ela também estará usando as peças favoritas dela. Quem é essa pessoa, o que ela estará usando e onde vocês irão?
Haha certamente é meu namorado, Caio. Ele usará roupas confortáveis, provavelmente em tons escuros que combinem com meu coord! E botas! Haha. Hmmm, talvez fiquemos em casa, assistindo filme, cozinhando e jogando alguma coisa.
92 Se você pudesse abrir uma loja um dia, de que ela seria?
Gostaria de ter um café temático. Provavelmente faria pães cheirosos, serviria chás variados e teria espaço para biblioteca e salões para eventos também temáticos.
93 Um tema que imediatamente captura sua atenção!
Freiras! Haha.
94 Você gostaria que suas crianças usassem a Moda Lolita?
Não pretendo ter filhas(os), mas, se fosse do gosto delas(es), acharia fofo.
95 Quanto você gasta por peça de roupa?
Depende muito, mas é raro eu comprar algo novo.
96 Você acha que tem algum gesto específico que identifica uma lolita?
Acho que não. A moda é sobre roupas, não trejeitos.
97 Existe alguma outra moda que você gostaria de experimentar algum dia?
Meu sonho é ter um guarda-roupa cyberpunk, cheio de peças com led e tecidos transparentes holográficos. Um dia, quem sabe?
98 Olhando para seu estilo, que palavra você usaria para descrevê-lo?
Casual.
99 Para você, o que define a imagem da lolita ideal?

Hmm, uma mulher confiante, um degrau acima de problemas mundanos, absorvida demais nas próprias metas de crescimento pessoal para se importar com questões de baixa ordem. 

 

100 大変お疲れ様でした! Por favor, diga o que você achou da experiência de responder esse questionário!
Responder foi bem divertido, mas duvido que alguém vá ler essas 100 respostas, haha! Foi mais tedioso traduzir e adaptar as perguntas para português... enfim, gosto desse tipo de coisa, e espero que mais pessoas respondam em português!


E é isso! Espero que gostem <3 
caso respondam, não deixem de linkar nos comentários para que eu possa ler!

A Jaqueline do Dama do Cerrado também respondeu o questionário!
Clique aqui para visitar o post dela

You May Also Like

11 comentários

  1. Haha adorei! Eu também amo olhar vitrines e não comprar nada.

    E eu amei tanto as ilustrações desse post! Tem reações ótimas que dariam figurinhas perfeitas hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. auhauhuha brigada Amyyy! Olhar vitrine é um hobby, sinceramente. HAHA <3

      Excluir
  2. Adorei ler seus comentários!

    ResponderExcluir
  3. ahahahahahahah eu li tudo IUAHuihauiHAIhauihUIAHuiah muitas coisas me identifiquei e lendo o questionário soube mais de você, parece que a conheço um pouco melhor xD

    Fiquei tentada em responde-lo agora IUHAUIhauiHA

    Amei muito as perguntas e resposta e parabéns por traduzi-lo !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OMG! AAUHHUAA obrigada pela dedicação ;___; E fico feliz que tenha se sentido assim, ahuauhuha! Estou curiosa para ler o seu, quando o fizer, tratarei de linkar no final do post! Hahahah s2

      Excluir
  4. Rindo do bebê careca xD essas peças muito ott acho que ficam melhores com peruca?
    Gostei de ler tudo, sinto que conheci mais sobre você, e que temos um gosto bastante parecido para peças lolita! =)
    Também adoraria ter alguns looks cyberpunk, acho uma estética tão interessante e bonita! Principalmente aqueles acessórios de cabelo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha! Sim, acho que uma perucona cheia valoriza bem esses accs mais chamativos!
      Ahhh que bom saber, Annah! Fico feliz em ler isso <3 hahaha
      E ansiosa para ler suas respostas logo!

      Excluir
  5. Acabei de publicar o post <3

    https://damadocerrado.blogspot.com/2020/04/100-perguntas-sobre-moda-lolita-o-que-e.html

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar!