[Costura] Otome no Sewing 17 - Oldschool OP N°25

by - 14:52


Bem vindas a mais um post de resenha dos moldes da Otome no Sewing! Há muuuuitos meses eu postei uma enquete no Instagram perguntando qual molde dessa revista eu deveria tentar. O OP oldschool ganhou com folga das outras opções, então cá está o passo a passo com comentários~

Antes de tudo, gostaria de comentar que nesse mês de setembro o Gota de Baunilha completa 10 anos! Preparei alguns posts especiais para esse mês, e a resenha do molde entra nessa lista (já que eu estava prometendo há um tempo!). Trarei outros posts legais também para deixar esse mês cheio de conteúdo diferente e celebrar em grande estilo minha própria perseverança, hahahaha image 

Dito isso, vamos ao molde!

Em termos de dificuldade, eu não recomendaria essa peça para uma iniciante. Ele tem uma série de técnicas que podem dar mais dor de cabeça: o franzido na cintura com túnel, a costura em L da renda e do forro na área do colo, e o acabamento de renda no painel central do vestido. Pode contar o zíper também, caso não goste dessa etapa! 

Para mim, a parte mais difícil definitivamente foi o elástico do painel central que dá na cintura. Tive de refazer várias vezes essa etapa, e eu comento mais embaixo em detalhes. 

Fora isso, toda a costura é bem direta ao ponto: no corte, talvez, possam existir algumas dúvidas, porém.

Para quem só queria ver o vestido pronto, vou deixar ele aqui desde já. Acredito que isso ajude também a visualizar o processo. Eu tentei fazer o mais parecido possível do molde, sem alterar muita coisa:


Vejamos o passo-a-passo agora:

1. Molde

O primeiro passo (depois de pegar os materiais, hehe) é tirar o molde. A Otome no Sewing vem tanto com o papel para você tirar cópia quanto um esquema para você mesma traçar as peças. Particularmente, eu sempre prefiro tirar o molde no papel em vez de usar o esquema. Sinto que economizo tempo e não preciso ficar fazendo conta...

Como eu não iria usar esse OP de todo modo, decidi fazer o tamanho M para ver quanto que fica, ao final, cada medida!

 

Como dá para ver, ele não tem muitas peças. 4 para o corpo, 1 para a manga e 2 para o forro do corpo. A parte mais difícil do molde, porém, foi a saia. 

 Não tem molde para o corte das peças da saia, então você precisa usar o guia deles na revista.

Infelizmente ele não é nada intuitivo, já que, em vez de sugerir o corte inteiro das peças ele sugere vários pedacinhos separados (isso para evitar que as costuras dos pedaços da saia ficassem aparentes na parte da frente). 

Na revista vem assim. No final você precisa de:
Para a parte de cima: 1 pedaço de 96cm x 24cm (A) + 2 pedaços de 48cm x 24cm(B).
Para a parte debaixo: 4 pedaços de 38cm x 32cm (C)+ 2 pedaços de 48cm x 32xm (D) + 1 pedaço de 96cm x 32cm(E).

Na hora de posicionar, eles ficariam:
Para a parte de cima: B + A + B
Para a parte debaixo: C + D + C + E + C + D + C

Infelizmente esse arranjo não está nada claro na revista, e levei bastante tempo até entender o melhor posicionamento das peças lol

2. Costurando o corpo

Como estou seguindo a revista, comecei também pela preparação do painel central do vestido (aquele que leva o shirring).
 
 
Para essa parte eu queria algo com uma textura diferente, então costurei um tule branco bem fininho que desse algum tipo de contraste para o resto da peça.
 
 
 No final não deu tanta diferença.... mas eu já tinha costurado, então não tinha como voltar atrás, huauhauha. 

 
 
Como dá para ver na imagem da revista lá em cima, eles sugerem a costura do elástico direto no tecido... Eu sei que eu disse que seguiria a revista no melhor de minhas habilidades, mas costurar o elástico no tecido é, para mim, inaceitável. Prefiro, mil vezes, fazer uma camada dupla de tecido e costurar os túneis para que o elástico fique por dentro e sem contato com a pele (caso o elástico perca a força, desse jeito é mais fácil também de trocar!). 
 
Essa, então foi a minha primeira alteração no modo como fiz a peça: Cortei dois pedaços idênticos, preguei a renda como indicado na revista, e fiz os túneis.
 
 
 Essa parte foi tranquila. Segui as indicações de altura dos elásticos, e depois de pronto, preguei o painel central nas partes laterais-frontais do corpo. 
 
 
Daqui em diante não tem muito desvio das recomendações da revista: 
 
 
Segui a lógica e costurei, primeiro, nas laterais, e depois, nos ombros, deixando a parte de trás aberta para que, posteriormente, colocasse o zíper.
 
 
A sugestão da revista é de que as costuras debaixo do braço (imagem abaixo) sejam passadas e abertas desse modo. Para isso, é importante passar o overlock na peça antes da costura! Se deixar para passar o overlock sobre as duas partes ali já costuradas é capaz de você ficar com um volume meio chato quando pregar a manga no buraco designado. 


No final, o corpo ficou assim:
 

Essa parte inferior do painel central é bem longa de propósito. É naquele ponto que o elástico da área da cintura ficará. 

3. Costurando a saia

Com o corpo pronto, a próxima etapa é a saia. Assim, depois de juntar todos os pedaços seguindo o esquema que mostrei acima,  foi hora de pregar as tiras bordadas.
 

Depois de pregar as tiras de algodão eu encontrei essa sintética de estrelinhas e nuvem que ficaria muito muito fofa no vestido! Infelizmente ela é meio "engomada" e, nem lavando etc. etc. ela fica mole como a de algodão. Daí, para uma saia franzida, ela acaba dando um aspecto esquisito. 

Pregadas as tiras bordadas, é hora de franzir a parte inferior da saia. 

 
 E, por fim, pregar as duas partes.

 

4. Juntando tudo

Corpo e saia prontos, ficam faltando as mangas, juntar tudo, e o acabamento. 
Acompanhando a revista, franzi a parte superior da saia:
 
 
  E, então, levei um booom tempo ajustando o franzido para o comprimento total do corpo:

 
Essa parte é bem chata... Você precisa medir o comprimento do corpo e então ir ajustando o franzido manualmente para que ele fique do mesmo exato tamanho, sempre lembrando de deixar sem franzir nas partes que irão o zíper.
 

Quando as duas partes finalmente ficaram com o mesmo tamanho, foi hora de juntar saia e corpo. 
Aqui, então, é onde a coisa complica: Em vez de só juntar um no outro e pronto, a revista recomenda que você junte e, depois, dobre uma barriguinha ali na parte central para fazer mais um túnel, assim:

 
O túnel é feito com a parte de overlock do tecido mas, por mais que eu medisse, essa parte saía muuuito esquisita! precisei desfazer e refazer umas 4 vezes até acertar... Definitivamente não gostei dessa etapa.


Na imagem acima dá para ver como fica esse "dobrado" pra dentro que faz o túnel. 
Eu entendo que seja uma boa solução para manter o elástico também na cintura e permitir um franzido mais organizado nessa região, mas eu achei bem complicado de acertar de primeira...
 
Preferiria ter feito o túnel como fiz os outros e então costurar a saia bem próximo dele. 
Talvez não ficasse tão bom, mas certamente teria me poupado tempo e cálculo...
 
Aqui foi a primeira vez que fiz e ficou bem torto!

Pesadelo finalizado, hora de costurar o zíper. Para isso uso o método de sempre que é fechar a peça atrás com uma costura frouxa, passar o ferro para marcar e então costurar a peça do zíper bem centralizada nesse meio. 

 

5. Finalizando

Hora então da minha parte favorita (que não foi tão divertida assim): pregar as rendas e acabamentos!
Comecei pela renda do pescoço, e aqui não tive problema algum:
 
 
Tem uma quina chata ali que pode dar dor de cabeça, mas colocando mais renda franzida nessa área resolve bem qualquer problema na hora de virar a peça. 
 
Eu esqueci de fotografar, mas é nessa etapa também que costuramos o acabamento de '"orro" dessa área. Você costura o forro ao avesso e depois dobra para dentro do vestido e pronto!

Depois dessa renda, foi a hora do painel central.
 
Cheguei a experimentar primeiro um combo dos loops sintéticos que eu tinha com a renda de algodão, mas achei a renda meio tristinha com esse OP. Em vez de renda, então, costurei o bordado inglês também franzido e, no final, preguei um botãozinho com renda. 
 
Esse botão está aí porque não gostei do como súbito como a  renda do painel terminava ali perto da manga... Queria ver de perto como a Baby faz esse tipo de peça para saber como lidar na próxima vez que for fazer esse tipo de decoração.

 
Com a fita passada ficou assim!

6. Mangas

Deixei as mangas por último, como recomendado pela OnS. E aqui tem um truque: essa parte de babados, na verdade, é costurada separadamente e depois presa igualzinho a cintura.

Aqui dá para ver a barriguinha que a gente faz para criar o túnel e passar o elástico. 

Fica assim: 

Depois que fiz, pensei que essa parte azul na verdade teria ficado melhor se eu tivesse feito branca. Daí a tira bordada e o tecido pareceriam um só saindo de dentro da manga azul. 

Para prender no corpo só encaixei usando alfinetes, e deu certinho! Nenhum contratempo na costura das mangas:

 
Ficou assim:

 
E... finalizado!


 A leitora atenta, porém, deve se lembrar de que o molde na revista tinha algumas coisinhas a mais...

Além das fitas de amarrar a cintura (waist-ties), o vestido tinha também uma daquelas fitas que ficam no colo para amarrar em X no pescoço. 

A verdade é que eu decidi não fazê-las. Primeiro porque o tecido que sobrou não era suficiente pra fazer as waist-ties, e, segundo, porque cansei demais fazendo esse vestido (que nem vou usar, vou é colocar à venda para quem é daqui da cidade) ao ponto de que não queria mais mexer com ele. 

Vou enviar o que sobrou do tecido junto do vestido para quem quiser comprar no futuro, aí a pessoa escolhe até se quiser fazer o laço central de colocar na cintura -_-

Ah! Sobre o tamanho, eu usei o M da revista e o vestido ficou com as seguintes medidas:

  • Comprimento do corpo: 33cm
  • Comprimento total: 91cm
  • Busto: 82 ~ 96cm
  • Cintura máx: 84cm
  • Roda da saia: 360cm
  • Elástico da manga: 30cm (estica até 38cm)

 De conclusão, o molde é relativamente simples de seguir, com exceção da parte do elástico da cintura e o corte das peças individuais da saia, em si. Apesar disso, uma vez superado o tubo da cintura, fica tranquilo replicá-lo nas mangas e em futuros vestidos.

Não pretendo usar esse molde para nenhuma peça que eu, particularmente, queira para mim. Mas achei legal poder explorá-lo e aprender um pouco mais de costura!
Até mais!

image

You May Also Like

4 comentários

  1. Thank you for reviewing the pattern, I have been curious myself to try it out and your post helped my visualise the process.

    ResponderExcluir
  2. ficou tão lindinho, vc é super caprichosa! eu tenho algumas otome no sewing e fico doida pra aprender a costurar, mas tem essas coisas que só quem é mais experiente consegue contornar mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh muito obrigada, Giovana! <3 Vish, essas coisinhas você acaba aprendendo é fazendo e errando váaaarias vezes... Se tem algum molde que gosta, super te encorajo a experimentar ele com um tecido mais baratinho! De primeira pode sair engraçado, mas na segunda ou terceira vez tenho certeza que você já estará é craque na costura dele hahahaha

      Excluir

Não deixe de comentar!