[Tradução] GIRLISM Vol.11 - Passado e Presente da Moda Lolita - Sweet Lolita

by - 16:14

 

Olá! Já tinha um tempo que eu havia prometido a tradução de alguns dos artigos da GIRLISM vol.11 aqui no Blog! Levei um tempo para conseguir traduzir dessa vez, mas espero que gostem!

O artigo abaixo fala sobre o sub-estilo sweet da Moda Lolita oferecendo, claro, a visão chinesa sobre o tema. Como o artigo é de introdução, não tem tanta diferença para aquilo que já conhecermos por aqui, mas talvez seja uma leitura interessante para quem se interessa sobre o estilo e sua propagação pela China. :)

A tradução é livre, então precisei adaptar algumas passagens para ficarem mais próximas do nosso entendimento. Lembrando que a palavra "fofinha" usada no texto é uma tradução informal da noção de Kawaii / Keai usada nos idiomas Japonês e Chinês.



Passado e presente da Moda Lolita

Entendendo o Sweet Lolita

Na edição anterior trouxemos algumas informações sobre o Gothic Lolita. Dessa vez você conhecerá o Sweet Lolita, um sub-estilo que carrega consigo o ideal de "autêntica fofura (kawaii)". Pode-se dizer que esse é o sub-estilo mais popular da estética lolita hoje em dia. 



 Assim como o nome sugere, o estilo Sweet Lolita está recheado de elementos fofinhos. Os enormes laços e babados, o uso excessivo uso de fitas e a tendências de cores vibrantes para além do pastel vêm, cada vez mais, deixando sua marca no estilo. O objetivo do Sweet Lolita é reforçar o "sweet", ou seja, a doçura e inocência de uma garota (sic). Em termos de corte, é importante notar que a cintura costuma ser mais alta no sweet lolita quando comparamos com o classical. Algumas peças sweet chegam até a parecer roupas largas de crianças, sem deixar que a barra do vestido ultrapasse a altura do joelho. 

Os tecidos para sweet costumam variar entre azul claro e rosa, mas é claro que tecidos escuros também podem ser usados para o estilo, reforçando, ao seu modo, os elementos doces do design.

A tendência de se estampar ilustrações de contos de fadas em peças sweet vem crescendo nos últimos anos. Como em japonês usa-se a palavra 柄 (Gara) para estampa (padronagem barrada), lolitas chinesas adotaram o termo 柄图 (bingtu) para se referir a vestidos com esse tipo de estampa. Segundo elas, é como carregar em suas roupas páginas de um livro ilustrado.

*nota de tradução: O termo 柄图 usado pelas lolitas chinesas nem sempre se refere, exclusivamente, à estampa do vestido. Muita gente (e muita loja) também usa essa palavra (que na verdade é derivada do japonês e não tem lá muito sentido em chinês) para se referir à temática do vestido ou do coord.


 



Várias Sweet Lolitas optam por combinar suas perucas e acessórios com a temática geral da roupa. Na estética sweet o senso de coesão da roupa é muito importante. Assim, a cor e modelo da peruca precisam ser consideradas com muito cuidado. Tons pasteis e saias estampadas costumam ser pareados com cabelos claros e acessórios de macaron.

Além disso, Bonnets, lacinhos e headwear são também considerados por quem quer destacar a fofura e fantasia (N/T: no sentido do fantástico) em suas peças. Apesar de boa parte das roupas já vir com os acessórios de cabelo combinando, é possível também fazer suas próprias versões de acessórios, desde que combinem com o estilo.

(N/T: nessa parte eles comentam sobre como as lolitas chinesas chamam de "careca" quem costuma usar sweet lolita sem acessórios no cabelo auhahuuha. Só comentando...)


De maneira geral, a maquiagem utilizada é leve e tende a reforçar os traços mais delicados dos rostos femininos. Você também pode tentar decorar seu rosto com adesivos fofinhos e glitter.

Também é comum que lolitas classifiquem suas peças e estampas pelo nível de "doçura", indo do doce extremo ao doce leve, que tem mais a ver com o uso casual das peças.

Bolsas fofinhas também são importantes no sweet lolita. Elas podem ter a forma de laços, corações, sobremesas e por aí vai. Também é possível ter bolsas especiais de pelúcia que combinam com sua roupa!


Recomendações de marcas sweet


BABY, THE STARS SHINE BRIGHT

A BTSSB é uma marca fundada pelo casal Akinori Isobe e Fumiyo e conta com Kumiko Uehara no papel de designer principal, quem já criou uma série de trabalhos para a marca desde sua fundação. 

Geralmente conhecida apenas como "BABY", ou como BSSB por estrangeiros (N/T: é BTSSB...), a marca não tem lojas apenas no Japão, mas em vários outras cidades como Paris, São Francisco e Nova York. 

Sua marca-irmã, conhecida como ALICE and the PIRATES, foi fundada em 2004 e carrega uma série de prints únicas.

Graças ao lançamento do filme "Shimotsuma Monogatari", em 2004, a BABY tornou-se uma das representantes do estilo Lolita. No filme, Kyoko Fukada aparece no papel de Momoko, vestindo-se de rosa e branco da cabeça aos pés. O visual cheio de laços tornou-se, então, referência para muitas garotas.

A BABY traz peças variadas em sua coleção, mas os elementos costumam abusar das cores e riqueza de detalhes em estampas com flores, sobremesas, animais etc.  Usakumiya, seu popular ursinho mascote, é super popular, contando com edições limitadas que hoje são consideradas item de colecionador.

ANGELIC PRETTY

Conhecida apenas como AP, a marca derivou de sua antecessora "Pretty" que funcionava em Harajuku, na Laforet em 1979. A Angelic Pretty, como conhecemos hoje, foi fundada em 2001 e tem uma infinidade de lojas espalhadas pelo Japão, Paris, São Francisco e Shanghai.

Os símbolos mais comuns da AP são os laços, a cor rosa e as saias em cupcake, tendo boa parte de suas peças super fofinhas e com estampas focadas no rosa. Aderindo ao conceito de que garotas "precisam manter o coração cheio de sonhos", a marca continua a produzir peças tão doces quanto... doce (N/T: de batata doce. auhuhauha brinks).


METAMORPHOSE TEMPS DE FILLE

Simplesmente conhecida como "Meta". O nome "Metamorphose" tem a ver com a mudança, com o crescimento e amadurecimento após a infância. O objetivo da marca é permitir que todas usem Meta, o que significa que suas peças podem tanto ser fofas quanto elegantes, dependendo da maneira como você a adapta.

Essa marca, assim como o nome já indica, tenta combinar os elementos da moda lolita com elementos de outras modas, lançando peças realmente criativas. Alguns exemplos são os vestidos Qi e Wa lançados pela marca.

Suas estampas também são cheias de vida, deixando-nos sempre ansiosos para o que está por vir na próxima coleção!



Fonte: GIRLISM vol.11

You May Also Like

8 comentários

  1. Adorei a tradução muito obrigada por postar!!!

    ResponderExcluir
  2. que legal a tradução, deve ter dado um trabalhão mais ficou ótimo. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Jaqueline! É muito bom para ir treinando o chinês uhauhauha mas tem palavra demais que não conheço ainda :(

      Excluir
  3. Valeu Laurinha! Muito top suas traduções de chinês agora kkk

    ResponderExcluir
  4. Euri na parte do lolita careca XD
    É bom porque esse artigo dá um resumo das três maiores marcas Sweet ;3; E as que eu mais gosto de lolita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahaha acho esse termo muito bom! Estou usando ele mentalmente agora quando não coloco nada na cabeça!

      Excluir

Não deixe de comentar!