Cultura Kawaii e Moda Lolita: tudo farinha do mesmo saco?
Outro dia uma menina me chamou no chat do Facebook para conversar:
Esse é um assunto que me incomoda há algum tempo. Ela não foi a primeira, e provavelmente não será a última a fazer essa imediata associação de que a Moda Lolita é algo fofo, neném, guti-guti, kawaii desu...
O texto de hoje é uma reflexão e um convite para dialogarmos sobre isso. Quando dentro da moda, você se considera kawaii?
Não só isso, a expressão geralmente vem acompanhada de uma sensação (pessoal) de que falhei ao tentar parecer madura ou elegante (que é o que geralmente tento quando estou de Classical ou Goth...).
Mas, discutamos sobre o assunto!
Para começar, peguei a definição do termo nos primeiros resultados do Google:
"A palavra japonesa Kawaii (可愛い ou かわいい) significa algo fofo, bonito e coisas do tipo. Esta ligado a doçura, a bondade kawaii é um conceito estético que teve início nos anos 70, com o crescimento da economia japonesa e a comercialização de produtos relacionados à mascotes e personagens de animes e mangas. A grande representante do boom kawaii é a personagem Hello Kitty. "Via Kawaii Amino
Kawaii (かわいい?, [kaw͍aiꜜi], "lovable", "cute", or "adorable") is the quality of cuteness in the context of Japanese culture. It has become a prominent aspect of Japanese popular culture, entertainment, clothing, food, toys, personal appearance, behavior, and mannerisms.Via Wikipedia
E aí, os primeiros resultados para a busca "Kawaii Culture" no Google imagens:
Para mim, sempre foi bastante claro que o termo Kawaii se aplicaria a coisas beeem fofinhas mesmo, tipo Fairy Kei, Decora e outros estilos que fazem bom uso de rosa, amarelo e tons pastéis com temas gracinha.
Já falando sobre lolita, acho que a expressão da fofura fica bastante evidente se considerarmos o estilo sweet:
Foto: GuroLoli |
Foto por Wakeshima |
Um dos fatores que imagino contribuir é que Sweet Lolitas costumam ser bem mais numerosas dentro de uma comunidade, além, é claro, de animes e mangás retratarem suas "lolitas" geralmente em roupas fofinhas a là idol.
Não só isso, as duas lojas mais populares do meio (Angelic Pretty e Baby The Stars Shine Bright) produzem peças principalmente voltadas para esse sub-estilo, o que acaba influenciando também na acessibilidade dentro da moda.
E, como não poderíamos esquecer, a moda lolita É uma moda de rua JAPONESA, haha.
Mas bem, para mim, uma coisa é fato: dizer que "lolitas se vestem assim para ficarem fofinhas" é uma das maiores inverdades desse meio.
Cada pessoa veste por um motivo, e suponho que apenas uma pequena parcela se vista da moda para ficar "kawaii".
Existem fatores demais (incluindo auto estima, conforto consigo mesma, modéstia, elegância e maturidade, apreciação de estilos, tribo urbana, apreço pela costura e cultura etc.) para reduzirmos todo mundo que usa a moda à Kawaiizice nossa de cada dia.
Estranho um tanto quando alguém usa esse termo em substituição para se referir à moda Lolita, e tenho sempre a impressão de que é um resquício da influência da cultura Otaku em cima da gente.
Eu prefiro evitar o termo quando me referindo a outras pessoas que usam a moda, mas, no final das contas (como praticamente tudo nessa vida...) fica a seu gosto :)
4 comentários
E quando misturam lolita com crybaby e ageplay? rssrrss da uma agonia que so... visto mais sweet ai as vezes tenho de ouvir cada coisa...rs
ResponderExcluirAhh CryBaby eu não conhecia, até dei uma pesquisada aqui :0 Hahaha acho que a confusão com ageplay passa também pelo problema da generalização das coisas, né? O pessoal vê um monte de rosa e frufru e já associa a crianças e logo depois a... bem.
ExcluirWaaaa não fazer referencia a "cultura" otaku é muito difícil, até porque em eventos de anime sempre aparece alguma Lolita, além disso é mais fácil encontrar alguém usando o estilo em algo do tipo que em outros ambientes. E para mim, por mais gótica que seja o sub-estilo Lolita, eu ainda acho fofo kkk
ResponderExcluirMas eu entendi sua mensagem, eu inclusive passei por um problema assim ontem, no qual o menino associou a moda a coisas mega infantis zzzzzzzzzzzzz por isso eu evito falar que curto o estilo ^^"
Parabéns pelo post <3 amo seu blogger ^^
http://diariodelolivlet.blogspot.com.br/
ahahah siiim! Acaba que, antes de tudo, muita gente ainda acha que Lolita = Cosplay, não é? huahuahua não acho que isso vá mudar pelos próximos anos / décadas, mas é bem legal quando gente random na rua vira e fala: "óh, vc veste moda lolita...!"
ExcluirE sobre o menino aí, que chato ein D: Acaba que no final das contas a primeira associação ainda é ao subestilo Sweet.
E obrigada por sempre vir aqui e comentar ;3; <3
Não deixe de comentar!