Cultura Kawaii e Moda Lolita: tudo farinha do mesmo saco?

by - 12:42



Outro dia uma menina me chamou no chat do Facebook para conversar:



Esse é um assunto que me incomoda há algum tempo. Ela não foi a primeira, e provavelmente não será a última a fazer essa imediata associação de que a Moda Lolita é algo fofo, neném, guti-guti, kawaii desu...

O texto de hoje é uma reflexão e um convite para dialogarmos sobre isso. Quando dentro da moda, você se considera kawaii?


A minha resposta eu já deixo bem óbvia desde o começo: A menos que eu esteja propositadamente me vestindo dentro do sub-estilo sweet, não.

Não só isso, a expressão geralmente vem acompanhada de uma sensação (pessoal) de que falhei ao tentar parecer madura ou elegante (que é o que geralmente tento quando estou de Classical ou Goth...).

Mas, discutamos sobre o assunto!
Para começar, peguei a definição do termo nos primeiros resultados do Google:

"A palavra japonesa Kawaii (可愛い ou かわいい) significa algo fofo, bonito e coisas do tipo. Esta ligado a doçura, a bondade kawaii é um conceito estético que teve início nos anos 70, com o crescimento da economia japonesa e a comercialização de produtos relacionados à mascotes e personagens de animes e mangas. A grande representante do boom kawaii é a personagem Hello Kitty. "
Via Kawaii Amino

Kawaii (かわいい?, [kaw͍aiꜜi], "lovable", "cute", or "adorable") is the quality of cuteness in the context of Japanese culture. It has become a prominent aspect of Japanese popular culture, entertainment, clothing, food, toys, personal appearance, behavior, and mannerisms.
Via Wikipedia

E aí, os primeiros resultados para a busca "Kawaii Culture" no Google imagens:


Para mim, sempre foi bastante claro que o termo Kawaii se aplicaria a coisas beeem fofinhas mesmo, tipo Fairy Kei, Decora e outros estilos que fazem bom uso de rosa, amarelo e tons pastéis com temas gracinha.

Já falando sobre lolita, acho que a expressão da fofura fica bastante evidente se considerarmos o estilo sweet:
Foto: GuroLoli
Mas em se tratando de outros espectros como o Classical, Punk e o Gothic, essa noção estética japonesa do Kawaii já fica bem mais distante (principalmente se tivermos como referência que 'fofo' é aquilo ali que apareceu na pesquisa do Google).
Foto por Wakeshima

Daí eu fico me perguntando de onde vem essa imediata associação.

Um dos fatores que imagino contribuir é que Sweet Lolitas costumam ser  bem mais numerosas dentro de uma comunidade, além, é claro, de animes e mangás retratarem suas "lolitas" geralmente em roupas fofinhas a là idol. 



Não só isso, as duas lojas mais populares do meio (Angelic Pretty e Baby The Stars Shine Bright) produzem peças principalmente voltadas para esse sub-estilo, o que acaba influenciando também na acessibilidade dentro da moda.

E, como não poderíamos esquecer, a moda lolita É uma moda de rua JAPONESA, haha.

Mas bem, para mim, uma coisa é fato: dizer que "lolitas se vestem assim para ficarem fofinhas" é uma das maiores inverdades desse meio.

Cada pessoa veste por um motivo, e suponho que apenas uma pequena parcela se vista da moda para ficar "kawaii". 

Existem fatores demais (incluindo auto estima, conforto consigo mesma, modéstia, elegância e maturidade, apreciação de estilos, tribo urbana, apreço pela costura e cultura etc.) para reduzirmos todo mundo que usa a moda à Kawaiizice nossa de cada dia.

 
Sei do impacto da cultura kawaii em cima disso tudo, mas entendo que são coisas bem separadas quando tratamos da moda lolita como um todo.

Estranho um tanto quando alguém usa esse termo em substituição para se referir à moda Lolita, e tenho sempre a impressão de que é um resquício da influência da cultura Otaku em cima da gente. 

Eu prefiro evitar o termo quando me referindo a outras pessoas que usam a moda, mas, no final das contas (como praticamente tudo nessa vida...) fica a seu gosto :)

You May Also Like

4 comentários

  1. E quando misturam lolita com crybaby e ageplay? rssrrss da uma agonia que so... visto mais sweet ai as vezes tenho de ouvir cada coisa...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh CryBaby eu não conhecia, até dei uma pesquisada aqui :0 Hahaha acho que a confusão com ageplay passa também pelo problema da generalização das coisas, né? O pessoal vê um monte de rosa e frufru e já associa a crianças e logo depois a... bem.

      Excluir
  2. Waaaa não fazer referencia a "cultura" otaku é muito difícil, até porque em eventos de anime sempre aparece alguma Lolita, além disso é mais fácil encontrar alguém usando o estilo em algo do tipo que em outros ambientes. E para mim, por mais gótica que seja o sub-estilo Lolita, eu ainda acho fofo kkk
    Mas eu entendi sua mensagem, eu inclusive passei por um problema assim ontem, no qual o menino associou a moda a coisas mega infantis zzzzzzzzzzzzz por isso eu evito falar que curto o estilo ^^"
    Parabéns pelo post <3 amo seu blogger ^^

    http://diariodelolivlet.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahahah siiim! Acaba que, antes de tudo, muita gente ainda acha que Lolita = Cosplay, não é? huahuahua não acho que isso vá mudar pelos próximos anos / décadas, mas é bem legal quando gente random na rua vira e fala: "óh, vc veste moda lolita...!"

      E sobre o menino aí, que chato ein D: Acaba que no final das contas a primeira associação ainda é ao subestilo Sweet.

      E obrigada por sempre vir aqui e comentar ;3; <3

      Excluir

Não deixe de comentar!