O que é o Dia Internacional da Lolita? (ILD / Loliday)

by - 14:08

No próximo sábado, 3 de junho, teremos o primeiro Dia Internacional da Lolita de 2017! Essa data, celebrada duas vezes ao ano, não veio do Japão ou de nenhuma grande embaixadora da moda, mas de grupos online lá dos primórdios dos anos 2000.

EUA. 2015. Fonte.
Para celebrar a data, cavei um tanto o submundo Lolita e consegui algumas informações bem legais sobre esse costume! Durante toda a semana postarei algumas traduções de reportagens antigas e conteúdos sobre a moda lolita daquela época em que o old school nem era chamado assim.

Vamos lá!

O que é o International Lolita Day?

Essa é uma data para que lolitas do mundo inteiro se juntem com suas comunidades para celebrar a moda. Não existem eventos específicos para o dia, ficando a cargo de cada grupo decidir a melhor maneira de comemorar. Lolitas que não estão em comunidades também festejam com atividades relacionadas à antiga noção do Lifestyle na moda, como tardes de chá, filmes e livros relacionados à moda e cultura japonesa, bordado, costura, passeios no parque etc.

E quando ele é celebrado?

O ILD, ou Loliday, é celebrado sempre no primeiro sábado de junho e no primeiro sábado de dezembro. Assim Lolitas do mundo inteiro têm a chance de usar peças de verão e inverno para comemorar essa data.

Quando surgiu o Dia Internacional da Lolita?

Então, a ideia surgiu em 2005 na comunidade EGL do Livejournal. A usuária KuroLoki propôs que as lolitas do grupo se juntassem para algumas fotos e depois compartilhassem lá na página.


A ideia inicial era de que todas se reunissem em um domingo próximo do mês de maio, e fez tanto sucesso que a postagem recebeu dezenas de comentários, inclusive a sugestão de que acontecesse duas vezes ao ano:


Depois disso um grupo de e-mails foi criado no Yahoo (na época em que ainda usávamos isso...) e a data mudada para o primeiro sábado em lugar do primeiro domingo.

A intenção de ser no domingo também aconteceu para combinar com os dias em que as pessoas no Japão se vestiam para ir a Harajuku, mas, como para muitas usuárias do grupo o domingo era geralmente um dia para ficar com a família, mudaram para sábado.

Depois disso, a  seguinte descrição foi atualizada no grupo no Yahoo:

O PROPÓSITO DO LOLIDAY É:
1. Educar o mundo a respeito da moda japonesa gótica lolita e lolita;

2. Ter um dia especial para nos vestirmos de lolita;
3. Encontrar outras lolitas na nossa região;
4. manter álbuns de fotografias e recordações da evolução da moda ao redor do mundo.

Portugal. Loliday Dez - 2012. Fonte.


E é isso aí \o/
 Já tem planos para o seu Loliday desse ano? :)

You May Also Like

4 comentários

  1. Obrigada pelo post! Esse tipo de conteúdo ajuda muito para entender melhor o mundo lolita. Bem legal saber sobre o ILD eu não conhecia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que bom que gostou, Amanda! <3 ahuauhahu Se tudo der certo, durante a semana continuo postando mais coisas assim :)

      Excluir
  2. Obrigada pelo post!
    Nossa reviveu as memórias do grupo do yahooo (não sinto muita saudades mas um pouco do livejournal). Foi uma forma legal que acharam de também para as meninas que não podiam sempre usar lolita mas queriam comemorar por usar a moda. <3

    Fun fact: Olha a Purin Fla na foto, pera, sim foto de Portugal (Achando amiga na foto hahaha ;DDD)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh obrigada por comentar, Kassia! O Livejournal eu acompanhava bastante, mas acho que nunca cheguei a postar nada por lá... Orz

      Ahh, você conhece? Eu tava caçando imagens de ILDs mais antigos e essa era uma das mais bonitinhas, com estilos diferentes e tudo mais hauhuauha que mundo pequeno!

      Excluir

Não deixe de comentar!