Lolita de ombro de fora?! Pode ou não pode?

by - 12:44


Quantas vezes você já ouviu que Lolita sem blouse não é Lolita?
Ou que deixar essa carninha de braço de fora é uma afronta à moral e aos bons costumes da moda?

Pois bem, é hora de repensar o que você sabe sobre a Moda.

A origem da moda

Você já sabe que a Moda Lolita se originou nas ruas do Japão, derivando de uma dezena de outros estilos que já estavam em voga lá para os anos 70 e 80. Você também sabe que a moda tem grande inspiração nos trajes europeus do século XVIII, apesar de não se limitar a isso, não é?

Se não, recomendo a leitura do texto abaixo que pode te dar uma luz sobre as origens da moda:

https://gotadebaunilha.blogspot.com/2018/08/o-que-e-moda-lolita-um-guia-pratico.html

Pois bem, façamos a matemática com o que temos até agora: Japão, um país conservador, nos anos 70 + uma moda derivada de inspirações na Europa conservadora do século XVIII. É de se espantar que, em sua origem, a Moda Lolita tenha herdado justamente elementos do contexto em que se encontrava?

Apesar de não ter nenhuma fonte japonesa de qualidade para eu citar (se você tiver, não deixa de comentar no final!) é fácil encontrar na internet relatos de pessoas estrangeiras que, até hoje, acreditam não ser decoroso uma mulher mostrar os ombros nas ruas do Japão.

https://books.google.com.br/books?id=zk5png7Z4cQC&pg=PA41&lpg=PA41&dq=japanese+conservadorism+in+clothes&source=bl&ots=-q12CHitAR&sig=ACfU3U2NBcGm0Tc8RnmQMW1BOZ04z8NdBw&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwjWvsq_xtnnAhWxIrkGHRxsBC84ChDoATAFegQIChAB#v=onepage&q=japanese%20conservadorism%20in%20clothes&f=false

Pois bem, tendências vêm e vão o tempo todo - ainda bem! Imagina usar crocs com Lolita?! Pois estava ali na Kera n°8 como recomendação de sapato "fofo" que ia bem com a moda de rua.

Pra mim, a simples exposição do ombro não descaracteriza o que entendemos como Moda Lolita hoje em dia. Talvez a remoção de itens mais icônicos, como a anágua, que dá a silhueta, e a adição de um decote, por exemplo, sejam muito mais ~disruptivos~ que um ombrinho de fora.

Exemplos de marcas famosas

Mas, e aí?
Essa coisa de mostrar ombro de fora começou agora?
É uma tentativa massiva de pessoas calorentas de destruir minha moda recatada?

Pff...!
Os ombros de fora sempre estiveram presentes na Moda Lolita. Abaixo, colocarei uma série de fotos e prints de revistas Japonesas, bem como anúncios de marcas como a Juliette et Justine com modelos totalmente sem blouse!

Anúncio da Angelic Pretty para a print Wrapping Cherry (2016)  
Streetsnaps da GLB

Revista GosuRori vol.11 e 12
Revista GIRLISM Vol. 11 e 12
Angelic Pretty ads
Anúncios variados na Gothic and Lolita Bible
Gothic and Lolita Bible vol. 44, 32 e 25
E por aí vai.
Curiosamente, encontrei mais alternativas sem blouse nas revistas japonesas que nas revistas chinesas 👀

Como usar os ombros de fora?

Como você pode ver nas imagens do tópico anterior, não existe bem um padrão de como usar os ombros de fora na Moda Lolita, mas é importantíssimo observamos tanto a altura do decote quanto o equilíbrio de acessórios no coord sem blouse. Lembrando que são recomendações pessoais, e não regras da moda :)


Na foto da esquerda estou usando o JSK Amour D'amants da Juliette et Justine. Ese vestido é maravilhoso, mas eu não recomendaria usá-lo sem uma blouse por baixo.

As razões para tal você percebe na imagem: apesar da largura da alça ser ideal (ela cobre o suficiente para dar sustentação para sua peça, preenchendo pele o bastante até o início dos ombros), o decote do corpo é fundo demais, revelando o início dos seios. O ideal, então, é usar algo que preencha a área marcada em roxo, deixando visível apenas a área da saboneteira.

Ja a segunda imagem, com o JSK da Long Melody, é o exemplo ideal de modelo que fica 10/10 sem blouse. A alça é larga o suficiente e o decote não revela os seios, o que é o esperado na Moda Lolita.


Outro exemplo de JSK sem blouse que gosto bastante é esse modelo da Bodyline. A diferença dele para o Long Melody, porém, é que a cava desse JSK é bem mais larga, o que pode ficar estranho dependendo do ângulo em que a foto é tirada.

Apesar de não ser mandatório, uma solução para JSKs com boa altura de decote é colocar um bolero por cima! Modelos abertos e fechados servem bem e não esquentam tanto quanto uma blouse!


Agora, na onda do que acredito que não funcione bem entra esse JSK da CEL Design. A alça é fina e fica sobrando muita pele entre o pescoço e o ombro. O decote desse vestido também é fundo demais, o que deixa de fora o início dos seios.

Uma solução que a própria marca propõe é usar a gola acompanhante do vestido por cima! Problema resolvido: os braços ainda estão fresquinhos, mas o colo está coberto.

Isso nos leva a outro assunto: como subir o nível do coord sem manga?

Se você está atrás de um visual mais elegante, afirmo sem dúvidas que as luvas longas serão sua melhor opção! Fica muito bonito e ajuda a balancear a quantidade de pele exposta na roupa.

Outra solução para quando o colo estiver muito descoberto, é usar de colares e gargantilhas que combinem com o seu estilo.

Por fim, as "mangas de braço" quebram um galho danado quando sua opção for pelos JSKs de manga fina! Fica uma gracinha e ajuda a equilibrar o coord com detalhes extras.

Quando usar os ombros de fora?

"Quando quiser" não parece bom o suficiente? Bem, existe uma série de outras boas razões para usar a moda sem manguinhas:

  • Calor tropical;
  • Valorizar luvas longas;
  • Definir seu próprio estilo;
  • Variar na apresentação de uma mesma peça;
  • Balancear saias com pouco poof.
E quando não usar?
Como já disse ao longo do texto, minhas sugestões incluem:

  • Evitar decotes fundos;
  • Evitar contrastes de balanceamento na parte superior e inferior do corpo;
  • Evitar peças com alças finas;
  • Evitar peças com com a lateral recortada sobre o busto, deixando a cava lateral muito grande;
  • Lembrar que a falta de uma blouse (ou de mangas) costuma deixar o coord mais casual;

 


E é isso!
Espero que esse post tenha ajudado na hora de pensar seu coord sem manguinhas.
Lembre-se de que a moda tá aí mudando o tempo todo, acompanhando e descartando tendências à medida que a demanda surge no mercado e nas consumidoras.

Lembre-se da silhueta, lembre-se do que caracteriza um coord dentro da Moda Lolita e, a partir daí, explore seu estilo até onde se sentir confortável! s2

You May Also Like

1 comentários

  1. QUE POST MARAVILHOOOOOOOSOOOOOOOOOOO!!!
    Amei demais essas dicas que você deu e tipo super vou salvar pra vida pq onde moro é muito quente!
    as dicas dos decotes e alças é muito foda. Agora eu tenho que agregar luvas no meu guarda roupa com certeza.
    Obrigada pela inspiração, aprendizado e dicas <3

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar!