[Tradução] GIRLISM ~ Na linha de frente: Lolitas na luta contra o Corona Vírus

by - 13:18

Se você não vive debaixo de uma pedra, provavelmente sabe sobre a epidemia do Corona vírus que vem deixando vários países do mundo em alerta. Suponho também que saiba sobre todo os casos de racismo que a epidemia está despertando ao redor do mundo contra pessoas de descendência do leste asiático.

Mas, o que isso tem a ver com a Moda Lolita?
Bem, a GIRLISM, uma publicação chinesa voltada para a Moda Lolita, publicou nessa semana um artigo sobre suas leitoras que vem lutando contra o vírus, seja em hospitais ou campos de tratamento. É um texto bastante legal para entendermos um pouco da realidade de quem está lá, lidando de frente com os mais de 20 mil casos de infecção.

Para quem não sabe, a GIRLISM frequentemente posta conteúdos do tipo, visando humanizar a imagem da usuária da moda, que, você deve bem imaginar, não é muy buena do lado de lá (de qualquer lado, né?).



Para nós, de fora da China, é uma boa oportunidade de abrir um pouco a cabeça e trazer um pouco de empatia quanto ao que as pessoas têm passado do lado de lá.

Não só isso, já passou da hora de acabar com algumas piadas e medos recorrentes que só impulsionam casos de xenofobia local.

Então, bora para o artigo?
Lembrando que se trata de uma tradução livre com adaptações para nosso idioma! Qualquer dúvida, não deixe de perguntar :)


Na linha de frente da epidemia: Lolitas tornam-se anjos de branco

A epidemia em Wuhan afeta não apenas o país, mas também nossos corações. Toda a dor que estamos vemos nesses últimos tempos faz com que as pessoas sintam-se fragilizadas.

Nós entrevistamos algumas integrantes das equipes médicas locais, e encontramos lolitas tanto na linha de frente quanto na reserva, prontas para atuar em favor do próximo. Assim como eu e você, elas são mulheres comuns que amam coisas belas e vestidos de todos os tipos. Mas, com suas roupas brancas e máscaras no rosto, elas tornam-se verdadeiros anjos heroicos. Elas lidam com o mal e conquistam, para nós, um futuro mais digno.

@丧气值一百达成的稀饭

"Claro que estou com medo... mas se nós não estivermos na linha de frente, como a epidemia pode ser controlada?" 

A oportunidade de usar a Moda Lolita veio quando uma amiga me emprestou suas roupas de marcas chinesas para que eu experimentasse. Depois disso, comprei uma peça e fui lentamente caindo nesse mundo da moda.


Eu sou uma enfermeira. O hospital em que trabalho trata pneumonia cardíaca (N/T:estou traduzindo literalmente já que não encontrei o termo certo em português) com regularidade. No primeiro dia, corri para o hospital depois do almoço e fiquei trabalhando durante toda a noite. Naquele dia, tive descanso de apenas 20 minutos.

Fiquei particularmente impressionada pelo fato do primeiro paciente ser um guia turístico. Ele foi internado e conseguiu ser curado. É importante estar a par do que realmente está acontecendo e não se deixar levar pelos rumores.

Não temos um corpo médico muito grande, e os suprimentos são poucos. Para piorar, nós estamos atuando em campo, então a pressão e a quantidade de trabalho são enormes. Todo mundo come junto e se esforça para não desperdiçar nada.

No momento, o corpo médico da linha de frente tem de ficar de quarentena coletivamente. Nós todos teremos de ficar mais 14 dias isolados mesmo depois do fim da epidemia. Minha mãe e meu pai estão preocupados comigo, mas eles também me apoiam. Eu estou assustada, mas, se não lutarmos, como controlaremos a epidemia?

Espero que todos estejam lavando as mãos adequadamente, usando suas máscaras e evitando sair nas aglomerações. Proteger-se é também proteger seus amigos e familiares. Não cumprir as recomendações médicas é desperdiçar o nosso trabalho na linha de frente!

Quando a epidemia acabar eu só quero poder dormir o suficiente, esses tempos são realmente exaustivos...

@ 有 故事 的 长 甲 女 女

"Isso que vocês chamam de um lar entediante é justamente para onde eu gostaria de poder voltar, mas não posso."

Eu uso a moda Lolita há mais de 5 anos. Eu gosto de moda japonesa desde o ensino médio, mas entrei mesmo em Lolita quando encontrei uma vestido da BABY (BtSSB Stardust Fantasia ~Horoscope of Twins Star Kittens~) à venda! Mesmo durante meu casamento e até depois do nascimento de meu filho, eu venho usando essa peça que ainda é a minha favorita!


Eu levei cerca de 10 anos para me formar. Hoje atuo na recuperação de pacientes, e estou constantemente na área de internação. Para além das consultas, eu também realizo exames, estudo e publico artigos sobre a epidemia. Estou realmente cansada, mas todas as vezes que um paciente é liberado do hospital e diz um "obrigado" eu realmente sinto que tudo valeu a pena.

Agora, todo o grupo médico teve suas férias canceladas. Somos obrigados a ir para a linha de frente, e é impossível negar que estamos com medo. Eu tenho filho e pais, e como entro em contato com pessoas todos os dias, é impossível dizer se estarei contaminando-os ou não. Assim, o único jeito foi enviar minha filha para a casa dos pais de meu marido, já que ele também está na linha de frente atuando como policial. A pior parte é a distância que tenho de manter de minha filha...

Recentemente eu fiquei bem impressionada com um paciente mais velho que precisou de uma substituição do cateter urinário em casa, já que, por conta da epidemia, ele não poderia sair de casa. Então, eu tive de ir lá em sua casa fazer essa substituição. O idoso disse, repetidamente, "obrigado", como se devesse sua vida à mim. Naquele momento eu entendi como a energia negativa da internet vem afetando as pessoas sobre o que realmente está acontecendo. É difícil ser uma médica, mas, ali, eu senti que realmente havia feito algo de relevante em minha vida.

Diante da situação de epidemia, eu só posso dizer que tento ser o mais otimista possível. Médicos também são criaturas de carne e osso, especialmente quando eles veem feridas e acidentes durante as crises epidêmicas. Nós estamos todos revoltados. Podemos trabalhar duro para nos proteger diante do vírus, mas não podemos eliminar as chances de contaminação. Recentemente, vimos no noticiário nacional toda a gratidão (afeição) das pessoas de Shangai por nós, médicas e enfermeiras, e isso nos deixou mais motivados para seguir com nossas atividades.

Espero que o vírus seja eliminado rápido, que os pacientes sejam curados e estejamos todos vivos!

Por fim, quero dizer a todos para evitarem sair, que usem máscaras e, assim que chegarem em casa, tirem suas roupas e lavem tudo, tomando um bom banho em seguida. Lavem o cabelo! É muito importante manter o cabelo lavado sempre que voltar, já que o vírus pode se aglomerar ali! (N/T: Mais informações nesse site aqui) Use uma touca / chapéu!

Isso que vocês chamam de casa entediante é justamente para onde nós, médicos, queremos poder voltar, mas não podemos.

@Anônima

"Tenho certeza de que tudo se resolverá o quanto antes. Mas, por hora, é tudo muito confuso e precisamos nos certificar de que estamos nos protegendo".

Em dezembro de 2013 eu visitei uma loja que vendia roupas da Moda Lolita e a partir daí não parei mais de comprar!


Como médica, você precisa ter muita energia e ser rígida e responsável com tudo. Apesar de ter muita energia negativa no momento, a força motivacional da energia positiva nos mantém firmes!

Como uma médica do Hospital de Wuhan, estou o tempo todo em atividade, cuidando para transferir pacientes e atendê-los nas zonas de isolamento. Também venho trabalhando na produção de conhecimento e publicação de artigos relativos ao vírus quando tenho um tempinho.

Eu estive particularmente impressionada quando houve falta de suprimentos... Várias pessoas mostraram-se dispostas a ajudar e se mobilizaram para tal. Nós tínhamos algumas parceiras da comunidade Lolita de WuHan e também montamos grupos de WeChat para mobilizar voluntários no início da divulgação da epidemia. Conquistamos vários amigos que nem conhecíamos!

Primeiramente, todos devem cuidar de sua própria proteção. Isso vai garantir que suas famílias e amigos estejam também protegidos.

@小圆圆敲可爱

"Um paciente infectado dizia-me continuamente sobre como era difícil."

Comecei a usar a moda em 2017. Alguns fãs de uniformes colegiais japoneses começaram a repostar conteúdo da moda e foi assim que comecei.


Sou técnica no hospital de Wuhan para diagnóstico de febres e doenças. Meus trabalhos diários incluem rotação na área de radiologia, área de internação e ressonância magnética. Na maior parte do tempo, eu me dou bem com os pacientes, mas, às vezes, aparecem alguns pacientes mais teimosos e eu tenho de saber como lidar com as diferenças. Estou treinada, então apenas aceno com a cabeça.

Quando a epidemia começou, a quantidade de trabalho cresceu demais Para além dos pacientes normais do hospital, tivemos um aumento significativo de pessoas querendo diagnósticos, graças ao pânico instaurado. Felizmente, todos se acalmaram agora, e o número de pacientes é significativamente menor. Basicamente, apenas pacientes confirmados vêm para o hospital para exames. No último turno noturno que tive de fazer, um paciente, às 4 da manhã, ficava repetindo para fim como era difícil aguentar aquilo. Eu fiquei muito triste. Foi naquela noite que ele começou a batalha contra o vírus.

Eu fiquei muito assustada no início. Ainda estou, mas entro nas salas de exame e coloco minha proteção, mantendo-me o mais calma possível. É meu trabalho, afinal de contas. Nesses temos, temos de mostrar confiança. Como poderemos proteger a população de demonstrarmos temor?

Esse é o ano do rato, e também o meu ano de aniversário. Eu espero que a epidemia possa ser controlada antes de março (que é quando faço aniversário). Espero que aqueles que estão doentes possam se recuperar, e aqueles que não estão doentes, se mantenham assim, saudáveis.

Não saiam de casa! Só médicos que entraram em contato com pacientes contaminados que estão circulando, não queremos infecções cruzadas. Lembrem-se disso!

@lo大河

"Nós também somos pessoas de carne e osso." 

Já tem 5 anos que entrei na moda lolita, e entrei nesse mundo graças a uma amiga. Eu realmente gosto das peças da marca Yolanda, e quero poder usá-las bastante!


Como médica responsável pela área de ultrassom do hospital, eu geralmente estou bem ocupada com a grande quantidade de pacientes! Estou sempre ocupada demais para beber água, não temos horas de folga e sempre há muito o que fazer o tempo todo. Os turnos noturnos demandam que fiquemos acordadas o dia inteiro. Não fazemos menos que cirurgiões.

A epidemia é mais séria agora. O local mais ocupado do hospital é a área de examinação de pacientes febris. A roupa de proteção, máscaras etc. são bem escassas!

A epidemia é bem, bem assustadora e, como integrante da linha de frente, sinto que nossa segurança não é garantida, principalmente com a falta de equipamento. Com uma relação tão tensa entre pacientes e médicos, é bom lembrar que nós também somos feitos de carne e osso.

Espero que todos possam ver e entender nossos esforços.

@亲亲不愿阿米独自承受世界的残忍

"Eu tomei a iniciativa de me voluntariar."

Eu venho usando Lolita há mais de 15 anos! Sempre amei roupas fofas, então comecei a comprar saias assim que me tornei financeiramente independente em meu trabalho!


Eu sou uma enfermeira. Minha intenção quando entrei nessa área era salvar vidas e ajudar os feridos. Eu estive sempre muito ocupada... enquanto alguns saíam nos finais de semana, eu estava ocupada fazendo exames. Enquanto alguns estão deitados em suas camas à noite, eu estou no plantão noturno. Enquanto alguns estão agora viajando pelo Japão, eu estou aqui, resgatando pacientes. Alguns já estão com suas famílias. Eu não. Não quero parecer miserável nesse instante, mesmo sem poder usar as roupas que gosto. Mas, quando escolhi essa área, eu escolhi também essa responsabilidade.

Eu não estou na linha de frente, mas me voluntariei para ajudar na luta contra o vírus. Pedi meus pais antes, para saber o que eles achavam, e, apesar de estarem relutantes, meu pai disse: "Essa calamidade nacional só pode ser resolvida se os jovens médicos se dispuserem a ajudá-la." e eu fiquei muito impressionada.

Quando o país e seu povo precisa de mim, eu vou. Eu tenho essa responsabilidade. Mas eu também sou egoísta: espero que essa epidemia acabe logo, então que eu possa conseguir me casar com sucesso na segunda metade do ano! haha, meu maior sonho agora é conseguir um certificado de casamento!

Quero dizer para vocês: por favor, confiem em nós, entendam o que estamos passando, e não nos culpem. Eu desejo que todos estejam bem e longe do hospital.

@-囧神

"Todos estão fazendo o que podem, e é isso." 




Em 2008, quando comecei minha faculdade, eu tive meu primeiro contato com a Moda Lolita. Comecei por influência de meus veteranos! Desde o início da prática clínica eu não tive muita oportunidade de usar Lolita, mas eu ainda sigo e me informo quando tenho tempo. Eu venho acompanhando a GIRLISM por anos. uso a moda com menos frequência, mas meu estilo diário ainda está na moda japonesa!


Para mim, médicos são como qualquer outro profissional. Eles precisam ter mais paciência e dedicação, além de estarem sempre prevendo situações. Não é algo belo, apenas é o que ele é.

O hospital em que eu treino é o terceiro mais engajado agora no combate à epidemia. Quando eu vi antigos amigos e professores se inscrevendo para atuar na linha de frente de Wuhan, eu realmente senti meu coração se despedaçar. Então, no dia 30 de dezembro, recebi a notificação de que eu também deveria ir para as estradas avaliar a temperatura das pessoas.

Nossa unidade não trata de febres e infecções, mas não há muita diferença do que vemos nas recomendações de proteção pessoal. Nas redes sociais, como o Weibo, as pessoas estão bem ansiosas, não é? Rumores e conspirações estão decolano na internet, e só vemos notícias negativas. Eu tento evitar ficar muito no celular justamente por conta disso... Ultimamente venho me acalmando mais. Percebi que não preciso me preocupar como as redes sociais vem mostrando. Todos estão fazendo o possível para combater o vírus, e é isso aí.

Todos devem lavar as mãos com frequência, usar uma máscara e sair menos! Prevenção vem acima de tudo! Como o doutor Zhong disse, o décimo quinto dia de janeiro era o ponto ápice da infecção. Se tudo estiver bem, ela lentamente começará a declinar!



E é isso! Essas foram as entrevistas iniciais feitas pela revista.
Logo depois da sua publicação, uma montanha de Lolitas enfermeiras e médicas começaram a enviar seus relatos para a revista.

Você pode conferir o texto original no Weibo: Link
Qualquer dúvida, é só comentar!


You May Also Like

5 comentários

  1. Essa matéria foi uma das coisas mais legais que já vi! Jornalismo puro e de qualidade numa revista de moda alternativa, que orgulho!


    E que orgulho dessas profissionais! Eu adorei saber que tem tantas médicas e enfermeiras chinesas na moda. E o trabalho que elas estão fazendo é muito louvável.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh que bom saber, Amy! Hahaha a Girlism tem feito um trabalho muito bom nesse sentido, o que mais gosto, porém, é como ela coloca em evidência as mulheres da sociedade chinesa. É uma revista sobre mulheres, antes de tudo, e acho isso muito incrível!

      Excluir
  2. Amei, super- importante.

    Queria traduções de outras matérias do tipo, acho muito interessante ver a vida de outras lolitas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Carol <3 Pode deixar que, quando eu vir dessas postadas no Weibo, eu tento traduzir pra cá! haha

      Excluir
  3. Que matéria mais preciosa! Obrigada pela tradução <3 <3

    Amo ver como tem gente de diferentes culturas e profissões que usa lolita também ^^ essas médicas e enfermeiras são verdadeiras heroínas, combatendo a infecção, ajudando a população e espalhando uma mensagem positiva apesar de todas as dificuldades...

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar!