[Tradução] Gothic Lolita no Gothic&Lolita Dictionary
Chegou hoje minha edição do Gothic & Lolita Dictionary / ゴシック&ロリータ語辞典! Estava bem empolgada por esse volume, principalmente depois do fiasco que foi o "Lolita Fashion" do Novala.
O livro foi curado com uma série de designers famosas do meio, e promete trazer definições sobre os principais elementos que circulam ao redor da Moda Lolita no Japão. Depois eu faço uma review da edição que, apesar de pequenina, é muito bem feita!
Para celebrar a chegada do livro, decidi traduzir livremente duas entradas sobre o Gothic Lolita no livro! Tem outros capítulos sobre outros subestilos, mas vou traduzir só o que me interessa, hehe
A primeira parte é um "disclaimer" do livro sobre o conceito de Gothic Lolita que eles levam em consideração. Achei legal que eles reconhecem que esse é um campo em constante disputa, mas que pra fins de fazer o texto andar eles se fixaram em um (que eu não concordo, mas enfim).
A segunda parte é uma apresentação do que era o Gothic Lolita em 1998. Não tem nada muito novo para a gente, mas é mais uma esquematização do estilo em contraste com outros subestilos.
E é isso! Boa leitura!
O nome: Foi batizada "Gothic Lolita" em 1998 por Mana (do antigo MALICE MIZER). É também simplificada para "Gosu Rori" por entusiastas.
As roupas: Criada principalmente por marcas da região de Kansai e lançada em Tokyo, em 1998, esse estilo de roupa é uma mistura da estética Gótica e da estética Lolita.
O objetivo fashion das Gothic Lolita é: Uma princesa kawaii que vem do lado escuro. (escreveram literalmente: "dark Side no kawaii princess")
*Ao longo desse livro entendemos que houve um tempo em que roupas Lolita completamente escuras eram chamadas de Gothic Lolita, mas, se a roupa não tem elementos góticos, ela não pode ser chamada de Gothic. Do mesmo modo, se apenas a roupa é escura, mas a pessoa está usando cabelo, maquiagem e acessórios que evocam esse "dark side", daí consideraremos ela como Gothic Lolita.
* Nos anos iniciais do Gothic Lolita, "Gothic", "Lolita" e "Gosurori" eram às vezes usado para se referir ao "Gothic Lolita", então quando nos referirmos a essa época do passado é normal que usemos essas expressões empregadas nesse tempo.
Ano de 1998 _ O Nascimento do Gothic Lolita
Osaka, anos 90: roupas pretas cheias de babados feitas por uma marca independente de Amerikamura ganham, pela primeira vez em 1998, o nome "Gothic Lolita" 「ゴシック・ロリータ」 e "Gosu Rori"「ゴスロリ」. Essas roupas são caracterizadas pelas longas mangas princesa que abrem em um leque a partir dos cotovelos e pelos vários laços e babados. O headdress antes usado por outros estilos, no Gothic Lolita tornava-se preto, cedendo espaço também para um tipo de cartola pequeníssima que não cobria todo o cabelo. Além dessas alternativas, o bonnet tornava-se bem popular.
Elementos do Gothic Lolita: items de 1 a 5
- Mini Cartola, Headdress e Bonnet;
- Corte hime com franja grossa e reta;
- Mangas Princesa;
- Saia armada franzida com babados;
- Sapatos de tiras com solado grosso.
⇒ Esse estilo era comumente visto no início do Gothic Lolita. As cores básicas eram preto e branco.
⇒ O nascimento do Gothic Lolita foi o gatilho necessário para o nascimento de várias outras marcas Lolita. Seu nascimento influenciou também outras marcas indies da região de Kansai que já existiam em outros estilos, afetando principalmente o modo como os adereços e os tecidos, principalmente em cores como preto e bonina, começaram a ser implementados em uma estética mais chic.
⇒ Por volta dos anos 2000 todas as roupas nesse estilo eram chamadas "Gothic Lolita", mas, posteriormente, mesmo essas roupas pretas, quando usadas em um estilo que não contemplasse a estética gótica, podiam ser classificadas no gênero "Sweet Lolita" 「甘ロリ」em vez de Gothic Lolita.
Não tenho muito a comentar além do "objetivo" mencionado na primeira parte. A ideia de "princesa" das trevas é algo que realmente não passa pela minha cabeça, mas entendo que a ideia mental de "princesa" é algo bem diferente (e romantizado!) no Japão de 1998 quando comparado com o que temos por aqui — que é um tanto de herança da Disney também.
O texto, como é bem claro, estabelece os pontos de partida do livro. Ele não funciona como regra vexatória, nem diz que todas as pessoas vestiam, pensavam e se enxergavam desse modo, mas que essa é a ideia generalizada do estilo quando olhamos para o passado com as lentes do agora. Mas achei legal darem ênfase na importância do Gothic Lolita para o estabelecimento do estilo, no geral.
Acho sempre suspeito quando querem nomear uma pessoa específica como "aquela que criou" ou "aquela que batizou", como se não fosse na verdade um processo de confluência de referências e vivências que originasse modas de rua (e permitisse que elas pegassem). Existe uma explicação para esse batismo do estilo pelo Mana em uma entrevista no próprio livro, mas, como disse, eu não sairia tomando como verdade antes de pesquisar mais sobre isso.
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