[Scans] Otome no Sewing BOOK 18 (乙女のソーイングBOOK18)

by - 15:26

 

 Chegou minha Otome no Sewing 18 e, enfim, hora dos scans comentados! Dessa vez temos um volume que volta a atenção para a Moda Lolita, em si (amém!) e não para variantes da moda alternativa japonesa como vinha fazendo em números anteriores.

O foco, como podemos ver logo de cara, está no que há de Oldschool na moda. Misako e Midori ilustram a capa com duas peças bem simples. Na lateral esquerda, os dizeres: "Um estilo clássico que nunca desaparece: Moda Lolita nostálgica feita à mão". Essa questão da nostalgia (kaiko) tem sido tema de muitas coleções lançadas nos últimos meses, inclusive deu título a uma linha gótica da Meta esse ano.

 

 Pois bem, vamos aos moldes:

 
O primeiro molde é bem simples: um vestido sem divisória na cintura, com zíper nas costas e detalhe de coração que pode ser feito bolso.  Esse é um dos poucos moldes que acredito ser novo na coleção: na edição 13 tivemos um JSK muitíssimo parecido, mas com alcinhas, então isso faria desse molde daqui único.

Na página seguinte temos três peças grandes: primeiro, o vestido da capa, que já vimos antes na edição 13, 15 e 5 (inclusive, eu já fiz um usando um molde parecido). Segundo, uma saia de 3 camadas que também já vimos na edição 7 (eu fiz a versão sem renda dela aqui também). Por fim, uma camisa que já vimos diversas vezes desde a primeira edição.

Em seguida, uma variação da saia anterior com alças e um coração central para formar um avental, como vimos no volume 12. Não acho que essa adição pequena merecesse uma dupla de páginas para si, mas ok. Vocês notaram como o fundo das páginas está completamente branco nesses moldes? Saudades da época que a revista vinha com ilustrações da Kira Imai acompanhando os moldes...

Daqui em diante temos uma série de moldes de saia longa. Essa tendência tem crescido à medida que o público das grandes marcas também passa a buscar looks mais maduros. Aqui temos um vestido com capa embutida, uma técnica já apresentada no volume 13 também.

A dupla seguinte também é repetida: o vestido da direita traz um corpo que já vimos algumas vezes, com a novidade de uma camisa com capuz. Na esquerda, uma dupla bem simples de blusa com saia. A blusa é nova (apesar de facilmente feita adaptando o molde de alguns vestidos dos volumes 5 e 15), e o diferencial da saia são os laços laterais dela.

Depois uma dupla de vestidos de otome proletária que segue o estilo que vêm introduzindo na revista nos últimos anos.

Um casaco curto parecido com o do volume 4 (mas sem capuz) e uma bolsa com cara de almofada (além da saia de 3 camadas idêntica à do volume 7).

Bolsas possíveis de serem feitas à mão (não gostei dessas da direita...)

Acessórios no geral (bonnet, headdresses, laços).

E o que eles chamam de "Gorgeous Dress". Assim, particularmente não tem nada de gorgeous nesse vestido para além da impressão de surpresa que ele dá de primeira. É um modelo bem simples acompanhado de véu. As mangas não favoreceram muito a Misako e o babado está baixo demais, tanto que podemos ver a parte de costura de alguns. Acho que uma boa costureira com atenção aos detalhes pode incrementar a ideia para fazer um vestido de noiva para Lolitas.

Uma novidade é molde pra essas bonequinhas que todo mundo tem hoje em dia. O molde é uma promoção da revista focada nessas bonecas que a editora da ONS está lançando, e é bem simples e pequetito de fazer.

 O último molde é aquele já famoso feito pela escola de costura que patrocina a revista. As estudantes selecionam um design que envolva diferentes métodos de costura e prepara algo que , posteriormente, aparece nas páginas da ONS. Eu acho que nunca gostei de nenhum dos moldes dessa sessão, então nem preciso me alongar muito mais aqui.

Por fim, algumas das propagandas da revista (Hoshibako Works, Angelic Pretty etc.)


 Um último comentário é sobre a qualidade do papel de molde: o papel tem ficado progressivamente mais plástico. Não sei dizer se é melhor ou pior, mas eu prefiro o papel menos couchè e mais... papel, como víamos nas edições anteriores.

Gostei de como a revista parece estar voltando a atenção para a Moda Lolita, mas fico decepcionada ainda com a repetição de moldes muito simples. Existem dezenas de modelos que poderiam aparecer nessa revista, mas a grande maioria é muito quadradona ou resultado de reciclagem de moldes anteriores

Voltando ao molde da capa, não tinha gostado tanto, mas daí vi um vestido maravilhoso da Physical Drop mais cedo que é ele exato!

Fiquei até inspirada! Haha

E é isso!

image

You May Also Like

6 comentários

  1. Eu ri com a expressão Otome Proletária 😂 e que diferente que o modelo fica com estampa e m relação aos lisos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, não é? A estampa bem escolhida dá uma valorizada absurda na peça, fico boba de ver quando o pessoal compartilha o que fez usando a ONS!

      Excluir
  2. Eles precisam melhorar os moldes mesmo, mas esse segundo é a coisa mais fofa do mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O com corações? Várias pessoas comentaram que gostaram dele mesmo! Acho que da pra inventar moda e fazer umas peças bem gracinha, principalmente com bordado hahaha

      Excluir
  3. Esse último parece muito com você! ;u; o que eu mais gostei foi com o bolso de coração. E estou surpresa com os moldes de roupa de doll! Eles são fáceis? Quero minhas Dolls iguais a mim hahahahah acho meio meh que eles repitam tanto as peças, sendo que é uma revista de costura e quem acompanha, já tem outros moldes .. Mas é bom que voltou a ser lolita, mesmo sem os desenhos da Kira</3
    Acho que os molds mais plásticos são párea ficarem mais resistentes e duros? Não sei. Obrigada pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O último é o da physical drop né?? 🤧 Hauahaaua os moldes da roupa de Doll são facinhos sim!! Se quiser te mando depois o esquema de corte dele! E sobre o papel, eu acho que é isso mesmo, eles devem durar mais tempo e rasgar menos... Mas eu sinto que ele faz mais volume na hora de guardar huahah

      Excluir

Não deixe de comentar!