[Costura] Saia em camadas - OnS 7 N°25

by - 09:51

 

Há um tempo comentaram de um meeting para assistir Kamikaze Girls e, mesmo na pouca possibilidade deu ir, comecei a planejar um coord mais na vibe do oldschool

Não sou a maior fã de Kamikaze Girls como filme, já comentei antes aqui no blog, mas é uma peça fundamental na Moda e, apesar de tudo, gosto de falar sobre ele, uhahuahua! No primeiro meeting que fui aqui em BH tinha exibição de Kamikaze Girls, inclusive!

Enfim, tá parecendo aqueles sites de receita que você clica pra aprender como faz um ovo cozido e acaba tendo de ler a história de como a autora lutou na guerra do Vietnã e teve sua visão de mundo alterada pelos horrores da guerra. Vamos à costura! image

  

Depois de pensar bastante, decidi que faria uma saia! Estou na quest de usar as coisas de costura que tenho em casa, então queria uma peça que não demandasse nada que eu já não tivesse comigo. Considerei um JSK, mas o calor de matar desse final de ano pede por uma saia + cutsew como alternativa de sobrevivência. image

Decidido o direcionamento, folheei as revistas em busca de alguma ideia e essa saia em camadas da OnS 7 pareceu fácil o suficiente. Escolhi (e me arrependi) um tecido meio plush que tenho aqui. O toque dele lembra aqueles cobertores populares hoje em dia (sim, está quente, por que eu escolhi isso?), mas visualmente ele tem um aspecto bem aveludado (todos os sinais indicavam que essa não era uma boa escolha, mas, mesmo assim, eu insisti...).

 

Na minha mente, quando decidi fazer essa saia, eu seguiria as instruções certinhas da revista, até para poder postar o review aqui depois. Mas, quando comecei a fazer os cálculos do esquema de corte, fiquei muito confusa. 

Como dá para ver acima, a saia tem três camadas. A primeira delas tem 50cm de comprimento e deve ser cortada em duas vezes (100cm). Essa medida me pareceu absurda! Como assim eu franziria apenas 100cm para uma cintura de 56cm? Eu geralmente corto pelo menos uns 120 pra 56cm, então comecei a achar que tinha algo errado.

 

A desconfiança piorou quando olhei o esquema de corte. O tecido tem 110cm de altura, e essa primeira peça (2 de 50cm) é a primeira (da direita para a esquerda) das peças verticais. Olha bem pra ela, está cortada em duas, e o comprimento está maior que das outras peças (que tem uma média de 90cm).

Então, como uma peça de 50cm poderia ser maior que as outras de 90cm? image

  

 A coisa fica pior quando chego nas instruções e... olha só essas duas figuras acima. Essa faixa rosa, na tese, tem 100cm (2 peças de 50cm). Eu tinha cortado uma de 100 e ela definitivamente era menor que isso. Então alguma coisa não batia...

Na revista eles avisam que o esquema de corte é só ilustrativo, e que o tamanho das peças não segue escala, mas a diferença era grande demais para eu achar ok cortar só 100cm (2 de 50cm).

 
Então eu fiz o seguinte: corte todas seguindo o esquema, mas para a parte 1 (a que teoricamente são 2 de 50cm) cortei 2 de 50cm + 1 de 40cm.

Passei tudo no overlock (levou 172366725 anos). image O tecido não desfia, mas ele solta uns tufinhos de pelúcia se não estiver bem seladinho.

Mas daí eu fui bem panguá, porque, se adicionei quase 1/2 na primeira camada, a segunda camada tbm precisaria de adições e a terceira e o acabamento que eu teria de fazer e ainda não sabia. 

O que aconteceu foi que: ao adicionar os 40cm na primeira camada, a segunda, que estava BEM franzida, precisou de mais uns 80cm. Quando cheguei na terceira camada, porém, eu não franzi tanto quanto gosto (e quanto fiz na segunda camada) e daí... SOBROU tecido ??!!??!! É isso mesmo! Como assim? image

image 

Isso significa que eu estava era franzindo demais o tecido (pq gosto dos trem repolhudo) e não precisava... provavelmente a orientação da revista de 100cm já teria funcionado certinho se eu não fosse desesperada, HAHAHAHA. image

Enquanto escrevia aqui lembrei que no passado eu já tinha usado a orientação da OnS 7 e feito um vestido seguindo certinho as instruções, e olha como ficou:

Não é a coisa mais franzida do mundo, mas funcionava sim. image No passado eu tbm tive uma visão mais apurada do futuro e fiz a terceira camada mais longa. A Laura do passado foi mais esperta.

 
Juntando tudo, fiz a parte superior um pouco diferente também das instruções: em vez de fullshirring, que eu não gosto, fiz metade de trás com shirring e a da frente sem elástico. Alinhavei tudo à mão antes de passar na máquina (já que esse tecido escorrega igual quiabo).
 
Assim que terminei descobri que... a saia ficava muito curta. image Mas é óbvio, já que cada camada tinha 15cm de altura, 3x15 = 45cm - (folga de costura) = 40cm = muito curta!
 
Daí tive de juntar todos os retalhos e restos de tecido e cortar uma faixa imensa de 6cm de altura pra tentar remediar o comprimento diminuto da saia. Deu certo! Mas foi sofrido. Não sobrou absolutamente NADA desse pano, nem pra um laço. huahuahua

E aí está a bendita! image

 
Agora ela bate certinho no topo do meu joelho. De meia fica bem bom! image
Para finalizar, o coord que eu havia idealizado no início, quando decidi que era hora de montar algo oldschool. 

 

 Ufa! É isso! Feliz de ter terminado. Infelizmente não é uma saia adequada para o verão, outono e primavera, hahahaha. 

No final, valeu a pena ter adicionado um pouco mais na camada 1. image Eu prefiro mesmo mais franzido na cintura, mas seria bom fazer isso quando tiver pano de sobra, não contadinho como foi...

image

You May Also Like

5 comentários

  1. Ficou muito linda! Também estou tentando acabar com os tecidos aqui em casa hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! ahahaha querer acabar é o que segura minha mão toda vez que vejo um tecido bonito online

      Excluir
  2. UIAHuiahUIAHuiahuiahi eu purinha costurando sou bem assim também, desesperada kkkkkk
    quantas vezes ja me ocorreu de cortar o tecido, olhar bem e pensar "isso aqui n vai dar certo". Por sorte minha intuição na maioria das vezes ta certa, mas as vezes viajo de umas formas q n esta escrito xD

    Eu adorei a saia inclusive, acho q esses tutoriais de revistas são bem complexo de seguir mas serve muito de guia. Um canal que estou gostando de ver tutorial das revistas é o Sewblack, vou deixar o link aqui caso n conheça https://www.youtube.com/@SewBlack

    ja fiz saias de camada assim, mas usei tutoriais se saia cigana e adaptei ao lolita xD
    apesar de trabalhosa é o modelo q mais gosto de costurar, acredita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahuhuahuuha em vez de esperar pra ver o resultado, não, a gente começa a surtar antes!! HAHAHA Não conhecia o canal!! Obrigada pela dica, vou dar uma olhadinha agora 6_6 adoro esses canais de costura que sempre descubro algum jeito mais fácil de fazer as coisas que às vezes dou uma volta enorme para fazer... haha!
      e não acredito que esse é seu modelo favorito!!! AAHH eu morro de preguiça quando tem essas várias camadas pra franzir, meu overlock até chora comigo. huauhahuhua

      Excluir
  3. Ah que linda ficou! Achei mega trabalhoso, mas fiquei com vontade de fazer algo no estilo mesmo assim!

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar!