Olá! Já tinha um bom tempo que eu não postava sobre costuras aqui no blog, né? Bem, o vestido de hoje foi feito no ano passado por encomenda de uma amiga aqui da comunidade de Minas Gerais!
Para começar, escolhi de base o molde do JSK N°2 da Otome no Sewing BOOK 3. Tracei o corpo de acordo com a indicação da revista, optando por um tecido de algodão que ajudasse a respirar por trás do chiffon.
Tracei, sobre um fundo preto, o corpo, as alças e o verso com shirring.
Pregueei o chiffon roxo sobre o tecido de algodão e costurei, primeiro à mão, a parte superior. Passei a máquina em seguida, deixando espaço para as alças que viriam depois.
As alças foram feitas também sobre o algodão preto, com a parte de babado cortada em círculos para maximizar o franzido sem acumular na base costurada contra a alça.
Inseri as alças na parte superior do corpo e virei tudo ao aveso para que as costuras ficassem invisíveis. Em seguida prendi o painel de shirring ao painel frontal do vestido, fazendo tubos de 2cm para os elásticos.
Passei um overlock no verso com linha da mesma cor do tecido!
Para a saia, optei por fazer em duas camadas: uma primeira, com dois lances de babados, e uma segunda, com outros dois lances de babados, servindo também como forro para o vestido.
Por fim, adicionei uma fita e... pronto! Haha
Deu bastante trabalho (principalmente por conta dos babados), mas fiquei feliz com o resultado final e com a reação de minha amiga quando usou a peça :)
Desde então não fiz mais nenhum vestido com babados de chiffon. HAHA.