[Tradução] ROCOCO Vol.1 - A história da Moda Lolita
A Revista ROCOCO (2004), competidora direta da Gothic and Lolita Bible, lançou, em sua primeira edição, uma timeline completa sobre a história da Moda Lolita! Ela escavou as origens do Visual Kei e a popularização de importantes ícones subversivos da moda para explicar a popularização do estilo que só viria tomar forma, pelo menos como o conhecemos hoje, no fim dos anos 90 e início dos 2000.
Traduzi a timeline completa da revista e acrescentei algumas notas e ilustrações! :) Espero que gostem!
(Sorry, it's only available in Portuguese for now. It was already too hard to translate it to PT hahaha)
Traduzi a timeline completa da revista e acrescentei algumas notas e ilustrações! :) Espero que gostem!
(Sorry, it's only available in Portuguese for now. It was already too hard to translate it to PT hahaha)
Anos 1980
1983 - "Nagomu Records" é fundada por Kera, vocalista do "Uchoten"
Famosa por lançar bandas como Kinniku Shoujo-Tai, Jinsei, Tama e Shine-Shine Dan, a Nagomu Records torna-se um importante marco ao trazer para o Japão um som diferente daquele que vinha dominando o país até então. Essa quebra gera uma nova subcultura, e as fãs dos lançamentos da Nagomu passam a se chamar "Nagomu Gyaru". Posteriormente essas mesmas fãs exercerão influência direta na moda lolita.
Estilo usado pelas Nagomu Gyaru |
A Trance Records, representada por bandas como [YBO2], traz para o Japão lançamentos completamente opostos aos da Nagomu Records, focando em músicas mais pesadas e, posteriormente, conectadas ao movimento gótico.
Estilo usado pelos Trance-Gyaru |
A marca, focada em um estilo americano, retrô-kitschy, é fundada pelo designer Nobuhiko Kitamura.
Vivienne Westwood faz sua primeira visita ao Japão
VW vai ao Japão lançar sua primeira coleção juntamente de Hanae Mori e outros nomes famosos. Desde então, a VW tornou-se um símbolo da moda avant-garde no Japão.
1985 - "Hoko-Ten" tem seu primeiro boom no Japão!
Hokoten, ou o ato de ocupar os asfaltos com pedestres, substituiu no Japão a onda dos Takenoko-zoku (grupos de dança com roupas coloridas que ocupavam as ruas com seus rádios e performavam publicamente) em Harajuku. Esse ato continuou até meados de 1995, dando força para bandas como 『JUN SKYWALKER(S)』, 『THE BOOM』 e『BAKU』se lançarem.
Takenoko Zoku no Japã ocupando os asfaltos |
Mangás antigos, cosplays, fanzines e brinquedos temáticos ganham mais espaço e espalham sua influência na sociedade.
1988 - X-Japan lança seu primeiro álbum
Nesse ano, o lendário álbum do X Japan, "Vanishing Vision" é lançado. Mais tarde, cosplays da banda começam a se popularizar, criando uma nova sub-cultura.
Primeiro álbum do X-Japan |
Fundada em 1988, a BABY é hoje considerada sinônimo de moda Lolita. Sua história começa juntamente do boom do Visual Kei no Japão.
1989 - O programa de audição "IkaTen" estreia
O programa Ika-Ten lança bandas como 『FLYING KIDS』 『BLANKEY JET CITY』 『たま』 『JITTERIN' JINN 』 e『BEGIN』.
Programa de TV Ika-Ten |
A marca, que já vinha operando há algum tempo, consegue abrir sua primeira loja física na Laforet de Harajuku, bloco 2.
Chegamos ao pico do "Band Boom" no Japão
Bandas como 『ユニコーン』 『THE BLUE HEARTS』 『PRINCESS PRINCESS』estouram no Japão com a ajuda da Ika-Ten (programa de audições) e Hoko-Ten (sair para as ruas de Harajuku e ocupar o asfalto).
Banda PRINCESS PRINCESS |
Anos 1990
1990 - Shibuya-kei é a nova sensação!
Bandas como『Flippers guitar』『Pizzicato Five』『ORIGINAL LOVE』e outras bandas de Shibuya tornam-se extremamente populares. Fãs de música, antes conhecidas como Bangyarus (fãs de Visual Kei), passaram a ser chamadas de Olive Girls (em referência à revista Olive). Border prints, boinas e Agnes B. estão na moda.
Capas da revista Olive |
Desafiando a bolha econômica na qual o Japão se via, a imensa discoteca Juliana Tokyo abre no distrito de Shibaura. Bodycon (uma espécie de vestido coladinho), Odachidai (お立ち台 / como se fosse um pódio de 130cm de altura sobre o qual as mulheres dançavam) e leques de plumas para dança foram alguns dos fenômenos sociais que surgiram juntamente de Juliana. Naquela época, Kurofuku-kei, um estilo mais formal dentro do Visual Kei, e Gyaru Trance começavam a surgir.
1993 - Judy and Mary lança seu single "Power of Love"
A vocalista Yuki lançou tendência ao se vestir em um estilo similar ao Punk Lolita. O estilo da dupla inglesa "Shampoo" também era icônico naquela época. Marcas como MILK e HYSTERIC GLAMOUR de Harajuku tornam-se populares.
1994 - Laforet Harajuku torna-se extremamente popular
As vendas de ano novo no Laforet reunem entre 2 a 3 mil pessoas. Apesar de não serem baratas, marcas como Jane Marple e Ba-Tsu recebem uma enxurrada de compradores em Harajuku.
1995 - Loja da Vivienne Westwood abre em Tokyo
A designer inglesa Vivienne Westwood inaugura sua marca no Japão, participando de desfiles e entrevistas pelo país.
Itens essenciais para VKs da época |
O estilo particular de Tomoe Shinohora, bem como seu modo fluido de se mover, tornaram-se extremamente populares entre seus fãs, que começaram a imitá-la em Harajuku. De acordo com Takkyu Ishino, seu produtor, Tomoe trazia em si os próximos 10 anos das Nagumu Gals. Marcas como SUPER LOVE e Betty's Blue ganham espaço na moda.
1996 - Malice Mizer Debut
Malice Mizer, que estreou com o single "麗しき仮面の招待状 // Convite para o Baile de Máscaras", surge com uma nova estética que bem lembra a Europa medieval. (nota: o lançamento foi no final do ano de 1995, mas contam o seu debut como 1996 lol)
O programa noturno BREAKOUT dá forças para o movimento Visual-kei
Malice Mizer está no topo da lista de bandas populares, que incluem SHAZNA, La’cryma Christi, FANATIC CRISIS, SOPHIA. É nesse período que a moda Gothic Lolita nasce.
Antes do nascimento da moda GosuRori, vestimentas mais formais, com dominância do preto, como as do X-Japan e LUNA SEA já eram populares, promovendo a mínima exposição da pele. |
A designer Kuniko Kato lança a marca Metamorphose, focando no estilo clássico e romântico da moda Lolita.
1997 - O estilo Urahara-Kei, valorizando marcas caras, torna-se bastante popular!
20471120, MILK, MILK BOY, Vivienne Westwood, Christopher Nemeth, Takuya Angel e outras marcas menos convencionais experimentam um BOOM graças à necessidade das pessoas de reafirmarem sua individualidade nas ruas.
1998 - O remake do filme "Lolita" é lançado
Adrian Lyne produz uma nova versão do filme "Lolita" (1961) de Stanley Kubrick, baseando-se no romance (de mesmo nome) de Vladimir Nabokov. Foi nessa época que se originaram termos como "Lolita Complex" e "Lolita Fashion".
Anos 2000
2000 - Battle Royale estreia nos cinemas
Dirigido por Kinji Fukasaku, o filme que rerata o assassinato entre colegas de classa ganha a classificação etária de 15 anos e começa a ser discutido como um problema para a sociedade japonesa. Os uniformes escolares utilizados no filme são desenhados pelo famoso estilista BA-TSU e vendidos em lojas. Por conta disso, várias pessoas foram assistir ao filme usando essas roupas como cosplay.
Battle Royale (2000) |
h.NAOTO lança sua primeira coleção
Criada pelo design Naoto Sasaoka, a h.NAOTO lança sua primeira coleção e tem apoio total de músicos ao redor de todo o mundo (nota: a Amy Lee, do Evanescene, inclusive, já teve roupas assinadas pela h.NAOTO!).
Novala Takemoto tem o seu primeiro Romance "Mishin" lançado
Novala Takemoto, já conhecido pelo público feminino por seus artigos carismáticos em revistas japonesas, estreia com seu primeiro romance "Mishin" (Máquina de Costura).
Romances por Novala Takemoto (Mishin) e Ootsuki Kenji (Rocking Horse Ballerina) |
Dirigido por Tim Burton, esse filme retrata um modo de vestimenta semelhante ao do gótico visto em contos de fada ocidentais.
2001 - TOKYO GOTH & DARKWAVE 01 acontece!
Acontece a primeira edição do maior evento gótico da região de Kanto, no Japão. O evento continua sendo realizado até sua sétima edição, terminando na casa de shows DeSeO de Shibuya.
TOKYO GOTH & DARKWAVE 04 |
Baseado no livro Best Selling, Harry Potter explode e leva aos cinemas garotos e garotas que decidem se fantasiar dos personagens. (Nota: não tenho certeza do impacto disso na moda, mas ok.)
2002 - MALICE MIZER é desbandada
Após uma série de desafios enfrentados com a saída do Gackt e súbita morte de KAMI, o Malice Mizer decide terminar. O início dos anos 2000 é marcado por uma série de bandas de VK que decidem se separar.
2004 - Bandas conceituais começam a se tornar mais populares
Kishidan, Psycho le Cemu e outras bandas mais conceituais, que ignoram os gêneros musicais vigentes, tornam-se populares, e seus shows são frequentados por cosplayers.
Psycho le Cemu |
à medida que as bandas de VK vão se separando, artistas solo começam a ganhar mais popularidade. DAIGO STAR*DUST, Miyavi e outros nomes populares trazem de volta o Visual Kei.
Kenji Ootsuki lança seu romance "Rocking Horse Ballerina"
A história doce e engraçadinha de uma jovem lolita viajando com sua banda punk é lançada.
O filme "Kamikaze Girls" é lançado
Baseado no romance de Novala Takemoto, o filme Kamikaze Girls (Shimotsuma Monogatari) é lançado com Kyoko Fukada, vestida dos pés à cabeça de BABY, sendo sua atriz principal. O filme atrai muita atenção da mídia e dá mais forças para o conceito de GothLoli, separando-o da ideia de Visual-Kei e ganhando o reconhecimento como uma moda particular.
O Filme PEEP "TV" Show é lançado mundialmente
Retratando a vida de uma Gothic Lolita, o filme teve seu roteiro montado com a colaboração de Karin Amamiya e ganhou reconhecimento internacional em festivais de cinema, levando vários artigos com o termo "GothLoli"a serem publicados no New York Post. Com isso, a palavra "GOTHLOLI" é substituida pela "GOSULOLI", como pronunciada pelos japoneses, ganhando reconhecimento mundial.
PEEP "TV" SHOW |
E é isso!
Ufa, essa deu trabalho, haha.
Espero que gostem e não deixem de comentar s2
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