[Tradução] Catálogo de Marcas - Gothic and Lolita Bible vol.1

by - 15:20

Na Gothic and Lolita Bible (GLB) inaugural, que surgiu em 2001 como um "spin-off" da revista de moda Kera, as primeiras páginas foram dedicadas a uma série de fotos da Moitié, h.Naoto, BPN e outras marcas mais nessa vibe do gótico da moda de rua. Logo após esse curto editorial (umas 15 páginas), vem o catálogo de marca. 

No post de hoje trago uma mini-tradução do texto que acompanha esse catálogo na página 17 da GLB 1 juntamente da lista de marcas que apareceram nessa primeira edição. Lembrando que é uma tradução livre, com adaptações de vocabulário para fazer sentido no nosso idioma.

 "Peças de marcas populares representativas do Gothic Lolita serão apresentadas ao público de uma só vez!
Perfeitas para montar looks nesse inverno e nessa primavera, temos tantas marcas novas e populares que fica até difícil de escolher!
Algumas das marcas possuem loja própria para vender suas roupas, então, caso veja algo que goste, corra para comprar!"

(em letras miúdas estão as informações das modelos em cada imagem)

A página termina então com a lista de marcas dessa primeira edição. Os nomes aparecem em alfabeto e abaixo os nomes em Katakana.


Dentre as marcas listadas, imagino que a menos proeminente hoje em dia no meio Lolita é a The Gabriel Chelsea. Essa marca é uma sub-marca da Alex's Wardrobe (de 1994/5), e pende muito mais pra vibe de britanicidade~ que era popular ali no final dos anos 80 no Japão. A linha da The Gabriel é a única que faz roupas femininas, e a maioria é bem estruturada, sem estampa. Hoje em dia as produções não cabem tanto no que entendemos por moda Lolita por aqui, mas definitivamente ajudam a compor o guarda-roupa de quem pende mais pro gótico, principalmente com as Blouses super bem acabadas deles.

A Black Peace Now faliu em 2013, a h.Naoto fechou todas as lojas físicas em 2016, a Moitie passou pras mãos da TanaQro (e virou o que virou) em 2017 e Victorian Maiden fez um auê fechando em 2018 mas, felizmente, ressuscitou no ano seguinte.

Mas enfim, mesmo depois de 21 anos é legal saber que a grande maioria das marcas ainda existe / resiste, de algum jeito. Seja em Lolita, seja em VK. 

 Para terminar, no canto superior direito tem uma das minhas fotos favoritas da GLB! É do editorial da Victorian Maiden. Encontrei essa imagem pela primeira vez enquanto preparava o post sobre Lolita sem Franja aqui pro blog, e salvei direto. Acho tudo muito bonito nessa foto: as cores, o clima, o coord e como o cabelo da modelo conversa com a composição da foto. Realmente, um dos pontos altos da VM pra mim!


 Espero poder tirar uma foto dessa um dia! O vestido vermelho que tenho da Vm daria certinho, haha!

You May Also Like

0 comentários

Não deixe de comentar!