Referências à Moda Lolita em Pokémon

by - 12:56

 

Nas últimas semanas eu tenho gasto bastante tempo organizando minhas coleções de Pokémon TCG e usado o Pokémon Crystal para estudar chinês! Então, se você vinha me seguindo na única rede social que pareço usar, esse tipo de post não vem como nenhuma surpresa! Haha 

Pokémon, uma franquia japonesa de mais de 25 anos, vez e outra incorpora elementos da literatura, história, culinária e, claro, da moda japonesa em seus jogos e animações. A Moda Lolita, aqui no ocidente, é constantemente usada por fãs que desejam recriar "coord temáticos" de seus pokémons ou treinadores favoritos, bem na febre do Gijinka de uns 15 anos pra trás. 

Coord temático de Caterpie, usando as cores principais do Pokémon para criar um coord dentro das regras da moda.
Fonte: Meiki Via Polyvore
 

Falando em fãs, essa produção da DeerStalkers que junta Moda Lolita e Pokémon também é outro crossover super popular aqui no ocidente!

 

Nenhuma dessas coisas, porém, é oficial. 

No post de hoje quero falar sobre dois acenos à Moda que podem ser encontrados na franquia Pokémon, mesmo que, no final das contas (e como parece ser comum quando falamos de Moda Lolita x Anime) não seja láaaa muy Lolita não. 

1. Gothita

A mais óbvia referência à Moda Lolita que podemos encontrar em Pokémon está no trio de evoluções Gothita (ゴチム), Gothorita (ゴチミル) e Gothitelle (ゴチルゼル).

 

 Claro que o nome é a referência mais óbvia, mas uma série de outros elementos interessantes sobre esse Pokémon remetem à Moda Lolita, a começar pela evolução marcada pelo aumento dos... laços no corpinho dela:

  • Apesar de ter de ambos os sexos, 75% desse pokémon é encontrado como fêmea na natureza.
  • Ele é do tipo psíquico, um elemento que combina bem com a imagem deslocada da realidade que as Lolitas tinham na mídia japonesa dos anos 2000. 
  • Acho bem legal que esse Pokémon tenha nos seus movesets: Fake Tears, Play Nice, Flatter e Charm, hehe. 
  • Sua descrição na Pokédex indica que a primeira forma desse Pokémon às vezes torna-se obcecada com alguma coisa que só ela é capaz de vez (outro aceno à natureza das Lolitas geralmente compartilhada pela mídia, no geral). 

2. Marley /Mai

Outra referência bem explícita à moda está na treinadora Marley (Mai, no original em Japonês). 

Sem entrar no mérito da roupa e da representação, é bem fácil ver de onde veio a inspiração para a personagem que surge lá pelos capítulos 430 do mangá (já na geração Diamond & Pearl).

Para além dessas duas referências, alguns fãs gostam de apontar a nova classe de treinadores fada como uma referência a sweet lolita (abaixo).


Particularmente, e tendo o modelo 3D como suporte pra esse argumento, essa personagem parece muito mais voltada para o estilo ~garota rica (que é bem comum em pokémon desde Ruby / Saphire) do que para Moda Lolita em si. 

Esse modelo lembra justamente as crianças gêmeas de Crystal:

O vestido mais longo, a aparente referência a Alice no País das Maravilhas, as escolhas de detalhes simplificados etc. todos parecem apontar muito mais "roupa de criança" (a personagem, inclusive, é uma criança) ou "roupa de contos-de-fadas" (em referência ao tipo fada que esse tipo de treinadora carrega) do que algo da Moda, como é o caso evidente da Marley. 

Admitir que qualquer vestido com silhueta de sino seja um aceno à Moda é um tanto inocente e desconsidera os outros vários elementos que parecem compô-la. É o tipo de certeza mal orientada que costuma trazer roupas de French Maids, Enfermeiras e Pin-Ups para o estilo.

Enfim, é pouca coisa dentro do universo Canônico de Pokémon, mas acho legal de lembrar que a franquia também já organizou colaborações com algumas marcas de J-Fashion que costumam compor o look Lolita, como a Q-Pot (de jóias e acessórios):

E a Axes Femme (de roupas, no geral):

E é isso por hoje! Saudades de montar times de Pokémon de acordo com o subestilo da moda, haha! Gothic e Sweet saem bem na vantagem nessa hora.

You May Also Like

5 comentários

  1. Achei o post bem interessante! Não conhecia essas referências em Pokémon.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Paty! Obrigada pelo comentário! Hahaha essas referências ficam meio pedidas na franquia por não terem lá muito destaque hauahua mas acho legal escavar essas coisas!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Eu que agradeço por você escrever este tipo de postagem, sei que dá trabalho. E eu amo conhecer coisas novas sobre coisas que eu gosto! :D

      Excluir
  2. Adorei as referências! Gostei que a Gothita e suas evoluções usaram mais do que a estética como sua inspiração <3 e a Mai, bom, não precisa nem dizer~
    Achei interessantíssimo o post!!

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar!