Tabela de deliberação: devo ou não comprar essa peça?

by - 13:10

Há alguns dias vi um pessoal do grupo de BJD comentando sobre o uso de "listas de deliberação" na hora de comprar um molde novo. Essas listas são na verdade uma série de perguntas que deveríamos nos fazer toda vez que vamos comprar algo novo, independente de ser para um hobby ou para casa e trabalho.

Decidi então fazer uma lista dessa para a Moda Lolita, com as perguntas que eu geralmente tenho em mente antes de fechar qualquer negócio.
 
 
 Eu sou uma pessoa que dificilmente diz ou faz algo por impulso, e com minhas compras, claro, não seria diferente. Eu demoro bastante para comprar alguma coisa: geralmente ela fica meses em deliberação, comparação, avaliação, orçamentação etc. antes deu de fato fechar negócio. 

Como exemplo, levei mais de 4 anos para comprar o guarda-roupa que hoje uso para colocar minhas coisas Lolita, e mais de 7 meses para comprar a mochila que uso hoje pra faculdade. Hahaha! As primeiras perguntas que me faço sempre são: "Eu preciso?", "tem outra alternativa?", "esse preço compensa?"

Montei a lista com questões específicas da moda, então. Para o cabeçalho, usei uma ilustração da Charlotte que fiz para o Inktober de 2020! (Que é a mesma que uso no meu cartão de visitas de ilustração! huahuauha)
 

Então, vamos à tabela!
Vou primeiro simular uma situação em que preencho essa tabela com um hipotético vestido que está à venda. A tabela completa está no final do post!

 
Imaginemos então que o Cross OP da Moitie está à venda no Lace Market por R$3.500. Não só isso, ele está sendo vendido por alguém de boa reputação, mas que mora no Canadá ( o "mas" logo fará sentido).

 
A primeira pergunta da tabela é uma das mais importantes: estou pensando nessa peça há muito tempo? Isso ajuda a gente a perceber se se trata de uma compra por impulso ou não. No meu caso, penso nesse vestido desde o rerelease em que teve o desfile em 2018. Pelo menos uma ou duas vezes por semana eu penso nele... uhauhahua então aqui posso marcar "SIM" com confiança!
 
 
Essa é outra pergunta importante (vou parar de falar, se coloquei na tabela é porque é importante, uai). A peça cabe no meu guarda roupa? Ter um post de guarda-roupa, ou mesmo uma lista no Lolibrary com suas peças ajuda bastante na hora de deliberar.  
 
Se eu for no meu post de guarda-roupa desse ano posso ver que a peça se encaixa com facilidade: a cor predominante (preto) é a mesma que está presente em mais da metade das minhas peças. O estilo gótico também se adequa à maioria de minhas peças. Considerando o tema (cruz), eu tenho muitos acessórios da mesma temática, então SIM, a peça cabe no meu guarda-roupa.

 
Como disse, a peça cabe em meu guarda-roupa não apenas em questão de cor, mas também de tema. Com as peças que tenho agora, consigo facilmente imaginar pelo menos 3 coords diferentes com esse vestido:
  • Coord totalmente preto + OP + veu preto e rosas com cruzes no cabelo
  • OP + meias de cruzes preto e brancas + um rosário de metal com preto
  • OP + meias azuis + rosário azul + penteado com terço azul e rosas azuis
 Se não consigo combinar as peças com o que já tenho no guarda roupa, o que vai acontecer é que a peça vai ficar parada enquanto as outras continuam a rodar. Por que compraria algo que não vou conseguir usar (autocrítica)?
 
 
 R$3.500 é um preço bem distante da margem do vestido! Quando foi lançado ele saiu por volta de mil reais, e o preço de revenda fica entre 1800 e 2300 hoje em dia para a versão longa da peça. Ou seja, para pagar 3.500 eu estou extrapolando a média em pelo menos 1200 reais (quase outro vestido!).
 
Em algumas situações pode valer a pena pagar muito acima da média (uma peça que praticamente não roda no mercado de segunda mão, por exemplo), mas, no geral, não vale a pena correr e pagar um preço ruim. Pode demorar (anos), mas eventualmente as peças voltam a aparecer à venda.

 
É aqui que uma Wishlist bem montadinha ajuda.  


Minha lista de desejos atualmente está bem organizada e, à frente do Cross OP está o vestido de coelhos da JetJ. Então, se esse vestido não é o primeiro na minha lista de prioridade, vale a pena gastar com ele agora? Posso esperar para gastar primeiro com o vestido de coelhos? 
 
Uma lista de prioridade ajuda bastante a considerar se sua compra não está sendo por  impulso. Geralmente, quando montamos a wishlist, estamos de cabeça fria, considerando as peças que achamos mais bonitas e que se encaixam bem no guarda-roupa. Ter ela como referência ajuda na hora de avaliar uma compra para a qual você não tem muito tempo para deliberar (um leilão, por exemplo).
 

Não vale a comprar peças que venham a ficar ou muito largas, ou muito apertadas (ou curtas, ou com a cintura alta demais, ou com a saia arrastando no chão etc.) a menos que você esteja considerando alterá-las (o que custa caro).

Certas marcas possuem medidas mais ou menos tabeladas, então quando sai algo dela você já consegue antecipar se o tamanho 1 ou 9 ou S vai caber em você. Mesmo assim, é importante conferir: o vestido estica? Vai ficar confortável? Consigo usar uma blouse por baixo dele? Vai ficar frouxo no peito?

Uma vez comprei o Amour D'Amants, um dos primeiros vestidos que tive como Dream Dress! Mas, infelizmente, ele ficou muito largo em mim. Precisei alterar, e o fiz de um jeito que pudesse desfazer depois sem deixar marcas no tecido... Foi custoso, haha! 
 

Esse modelo Cross OP, porém, serve em mim no tamanho 9. O tamanho 13 já não serve, então não vale a pena eu gastar com um 13 se não estou disposta a alterar a peça. Se comprar mesmo assim e não alterar, estou certa de que a peça vai ficar é pegando poeira no fundo do armário.

 
Como o preço está alto se comparado com a média, e esse vestido não é absolutamente impossível de aparecer no mercado, certamente existirão melhores oportunidades de comprar essa peça. A possibilidade de (re)rerelease também existe, o que me mantém esperançosa de que conseguirei comprá-la novamente no futuro.

Outra questão muitíssimo importante é que esse vestido está sendo vendido no LaceMarket por uma pessoa Canadense. Isso significa que o frete não sai por menos de 200 reais! Se esse vestido estivesse sendo sendo vendido por alguém da China, ou da Suécia, ou da América Latina, talvez compensasse bem mais essa compra.
 
Eu tenho 3500 reais disponíveis para a compra de um produto que não está no topo de minha lista de prioridades? Mais do que isso, eu toparia pagar mais nessa peça do que pagaria pelo vestido de coelho caso ele surgisse nas mesmas condições? A resposta é não para as duas perguntas.
 
Acho que esse item é o mais importante da lista, e só a marcação do Não aqui já deveria implicar na não-compra da peça. 
 
É uma questão prática: se não tenho dinheiro, não tenho como comprar.
Não sou a favor de dividir o valor se não tenho absoluta segurança de que o terei para cobrir sem pagar juros. Imagina ter o nome sujo por conta dessa situação? Ou pior, imagina comprar parcelado, ele ser taxado, e você não conseguir pagar nem a taxa, nem o vestido, e ainda ficar com dívida?

Nessa situação, eu prefiro não comprar, juntar o dinheiro aos poucos, vender coisas que posso vender e esperar até que o preço caia o suficiente para que eu tenha o montante necessário para pagar sem sacrificar nada de essencial.

 
Existem outras coisas por trás da minha vontade de comprar? Não estou falando de nada muito psicanalítico não, falo é de situações imediatas: estou ansiosa por conta do trabalho? Estou me sentindo vazia? Estou achando que a compra resolverá esse sentimento de não-pertence que me consome por dentro todos os dias ao despertar e que só vai embora quando adormeço entorpecida?

Nesse caso, parece que a compra do vestido não é exatamente a prioridade.
Gosto sempre de me perguntar: por que razão estou comprando? É porque quero usar a peça, montar coords, tirar fotos, sair com esse vestido etc.? Ou é porque estou querendo algum tipo de sensação que o comprar pode momentaneamente proporcionar?

A segunda opção não é algo que quero alimentar em mim, então, no meu caso, ela invalida aquela compra. É bom pensar em você e no que te motiva a comprar naquele instante. Podem existir outras alternativas mais efetivas a longo prazo do que a compra de um vestido da Moda.
 
 
  Me apaixonei por esse vestido justamente quando saíram as fotos do desfile de 2018 na Hellocon! Antes, quando vi apenas as fotos da loja, não senti vontade alguma de comprar... Mas, ao ver as modelos com ele no corpo e o modo como caíam e contrastavam as texturas, me apaixonei por completo!
Fonte: @Naawie
É um vestido bastante simples, mas é justamente isso que gosto nele. Ver imagens fora da loja, com pessoas de verdade usando, faz toda a diferença na hora de considerar uma peça. 

As fotos da loja tendem a enganar: eles ajustam no modelo, editam no editor de imagens, escondem problemas... então não aconselho comprar peças sem fotos de fora da loja, a menos que você já esteja familiarizada com a marca!
 

Essa é outra questão que gosto de ponderar. Felizmente para o vestido hipotético existe mercado de segunda mão, então, caso não sirva, não goste, não combine, acredito que consigo facilmente me livrar dele sem muito prejuízo (não esse de 3.500, hehe);
 

Resultado

Bem, somando as duas colunas foram:
  • (7) marcações na esquerda
  • (4) na direita
Ou seja, parece que tenho mais coisas à favor da compra do que contra: o vestido é perfeito para meu guarda roupa, para meu estilo, e eu já estou vigiando ele há muito tempo.
Apesar disso, lembrem-se de que marquei que não tenho fundos para comprar esse vestido, ou seja, como vou comprar? Nesse caso, eu interpretaria o resultado como: ótima adição ao armário, quando o vestido aparecer em um bom preço é hora de comprá-lo!
A lista é mais para racionalizar a etapa de compra do que para te dar um resultado taxativo sobre o que você deve ou não fazer com seu dinheiro. Por isso, use com sabedoria.

E é isso! Espero que essa liste ajude na sua próxima compra!

Enfim, a tabela para quem quiser salvar e experimentar <3 Caso poste por aí, lembre-se de creditar o blog (ou de me marcar!)


You May Also Like

2 comentários

Não deixe de comentar!