Eu só quero descansar: competição na Moda Lolita e um desabafo

by - 11:02

 

Não é de hoje que venho querendo discutir esse tema e, sem encontrar o melhor modo de fazê-lo, decidi traduzir tudo em um texto aqui no blog.

Competição na Moda Lolita vem de diversas formas. Às vezes, é bem óbvia, institucionalizada, com nome, data e premiação das "melhores" Lolitas. Outras vezes, é velada, embrenhada no psicológico de quem se fere em comparações mentais baseadas em termos de popularidade, físico e condição social.

A competição que temos hoje, costurada em nossas relações sociais, é naturalizada por reforço de uma lógica neoliberal que tudo regula com base no conceito de concorrência

Não há esforço coletivo quando a luta é individualizada, e ela o é quando reforçamos (e achamos normal) competirmos entre nós por qualquer que seja a razão. A ânsia por ser "a melhor" mina o comunitário de um hobby que finca raízes justamente por meio do princípio de formação de comunidades de apoio, de práticas grupais, de compartilhamento de informações e de reafirmação identitária.

A Moda Lolita é, antes de tudo, sobre auto-expressão.

Competição de Coords

Uma coisa que nunca fez sentido para mim é competição de coords.

Quando você coloca uma fileira de mulheres sobre o palco (ou na galeria de sua rede social) e garante a um terceiro a possibilidade de definir vencedoras e perdedoras, você está enviando a mensagem de que existe um conjunto de qualidades que definem boas e más expressões.

"Sua individualidade não é boa o suficiente para mim!" 

"O modo como você se veste não é agradável o suficiente para mim!"

"Suas roupas não são boas o suficiente para traduzir o que é belo para mim!"

Um hobby que preza justamente pela possibilidade de externalizar, pelos limites da moda, quem você é, ao permitir que esse tipo de prática se repita, diz, ao nomear vencedoras, que: "Para ser boa, você precisa ser assim".

E, é claro, também como herança neoliberal, temos sempre a ultrarresponsabilização da perdedora por sua falha: 

"Você não se esforçou o suficiente."

"O seu modo de expressar é ruim."

"Se você vestir-se como todas as outras, talvez você consiga ganhar."

Nada disso é sobre as regras da moda. 

O que falo aqui é sobre a definição de mais uma régua do que é belo ou não em uma sociedade que já tem réguas demais para nossa expressão individual.

Concorrência  no hobby traz massificação da expressão individual, ou seja, mina individualidades, reforça padrões estéticos e, acima de tudo, esvazia de sentido aquela prática que, em algum momento, foi sobre vestir-se para você mesma e trazer boas sensações sobre quem você é.

Espero que possamos ter mais espaços de colaboração e compartilhamento de informações na moda em lugar de mais de um palco para competições. A moda é um respiro de alívio sobre sermos quem queremos ser e externalizarmos aquilo que, de outro modo, não poderíamos externalizar. 

 Já competimos em lugares demais.

Eu só quero descansar.

You May Also Like

8 comentários

  1. Nossa, eu sempre pensei sobre isso e como é complexo um concurso de moda... No caso lolita ou jfashion mais ainda, porque as pessoas já sofreram para encontrar esse caminho da moda que é o que lhes permite expressar, e depois tem que lidar com os constantes concursos. Por isso eu não participo de nenhum. Quando eu participei fiquei muito abalada... Eu prefiro manter minha individualidade sem ser avaliada, que é o que me fez feliz. O que você gosta na moda pode não ser o que a outra pessoa goste, ou outros fatores também, como dinheiro... Isso cansa mesmo. Eu tento não ligar e já até usei um vestido sem mangas num desfile

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Eu acho muitíssimo estranha a prática de deixar alguém julgar coords feitos por pessoas diferentes e ainda ter o poder de classificá-los como melhores ou piores, principalmente porque a gente sabe que não entra só o fator da roupa nesse julgamento.

      A gente não tá na moda pra ser posta num ranking, não tem nem como definir critérios de avaliação pra isso.

      Excluir
  2. Pior que já teve gente me falando que pensava que a Daily era algum tipo de competição e por isso tinha medo de postar :/ Se pudesse travava o botão de curtidas pra ninguém ficar aborrecida porque teve mais ou menos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, esse sistema de curtidas estraga demais a experiência no ambiente virtual. Volta e meia vejo artistas incríveis sendo esmagados pelo peso desse tipo de aprovação. Não tem como fugir, para a grande maioria, a quantidade de likes é validação da qualidade do trabalho. Uma daily sem esse tipo de interação provavelmente traria uma experiência de compartilhamento muito melhor pra comunidade! :(

      Excluir
  3. Infelizmente a moda lolita tem muitas coisas desagradáveis, a competição é uma delas. O que me deixa feliz é saber que as pessoas estão mais conscientes disso e esse é um passo grande para a mudança, assim como questões como racismo e gordofobia tem sido debatidas e combatidas. É sempre bom que pessoas se posicionem sobre como se sentem e o que precisa ser mudado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Madrepérola! <3
      Infelizmente a competição tá arraigada na gente, né? Dentro e fora da moda. A esperança é que possamos migrar de uma cultura individualista para uma mais colaborativa...e que isso não demore :(

      Excluir
  4. que texto bonito, que texto bem escrito, que texto formoso!!!! melhor post q li sobre a moda desde o ano passado, parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh muito obrigada, Jaqueline!! ;; Sdds dos seus posts! Espero que 2021 seja mais gentil com a gente <3

      Excluir

Não deixe de comentar!