[Costura] Otome no Sewing 13 - Sack Dress (n°12) review

by - 11:24

 

Tinha um bom tempo que eu não pegava projetos da Otome no Sewing para costurar e mostrar aqui no blog! Eu geralmente separo os tecidos, corto os moldes e, quando me dou conta, a peça já está pronta e não fotografei nada para postar aqui auhuhahua

Mas, dessa vez fiz diferente e consegui registrar o passo a passo da costura desse vestido!

Então, como podem ver, esse é um vestido saco (sack dress), bastante popular para o sub-estilo Sweet. Um dos seus pontos positivos é que não tem marcação de costura na cintura, então acaba que o corte é um tanto mais acessível para diferentes medidas.

Então, sem mais delongas, vamos lá. 


 

A primeira parte, claro, é cortar os moldes. Esse vestido é feito de três partes para o corpo (uma frente e dois versos), manga, e então a parte da gola com o babador. 

 

Tudo cortadinho, é hora de costurar.

 

Seguindo o guia da revista, a ordem adequada é: cortar as partes centrais, costurar laterais, franzir onde é necessário franzir, pregar área do babador e então pregar o zíper. 

 

Costuradas as laterais, é hora de franzir. Vou aproveitar para compartilhar uma dica que aprendi na revista: 

Na hora de franzir uma parte, o ideal é costurar duas linhas paralelas e só então puxar a linha.  Assim você garante que o franzido fique certinho e não solte na hora de costurar. Não se esqueça também de passar o ferro sobre o franzido para marcar bem!




Franzido pronto, hora da gola e babador! Cortei tudo em tecido liso para dar o contraste. 

 

Preguei umas rendinhas na parte da gola e fiz um detalhe no babador. O detalhe, depois, se relevou inútil, já que as golas cobrem a parte da frente onde apliquei as rendas verticais. :0)

 

Ah! Não faça como eu e não se esqueça de costurar a renda na parte do babador de uma vez. Eu tinha esquecido e já fui prender ele no corpo direto. Resultado: tive de desfazer tudo e fazer de novo.

 

 Ok, hora então de pregar no corpo. Nessa hora é importante ajustar os franzidos para que a gola pregue certinho e sem causar distorções no tecido.

Hora então de passar para as mangas.

 

Decidi fazer as minhas mais curtas (não tinha pano o suficiente para fazer super longas...) e usar elásticos para dar o acabamento. Lembre-se de franzir o topo usando o método das duas linhas!

 

Em seguida é só usar o esquema da revista para pregar as mangas na roupa. 

 

Preguei o zíper invisível e então alinhavei as golas no topo. Hora do pesadelo.

 

Ok, essa foi a primeira vez que fiz golas desse tipo, e perdi mais tempo tentando entender como fazer essa parte do que efetivamente fazendo. O que você precisa fazer, aqui, é o seguinte:

  1. Cortar um viés de tecido de aproximados 50cm;
  2. Pregar esse viés na borda da gola com o vestido;
  3. Virar o viés ao contrário;
  4. Pregar o viés no corpo do vestido.  

 

 

E aí está! Que medo que passei de dar errado, huahuahu!  


Lembre então de cortar as linhas que sobram e dar o acabamento na barra! Eu escolhi costurar uma rendinha de algodão creme na bainha, usar uma fitinha de veludo que eu já tinha aqui e é isso aí.


 

O que acharam?


Dando minha opinião: esse vestido é até bem fácil de costurar. A parte mais difícil certamente é a gola e acertar o tamanho exato das peças para não ficar nada sobrando. 

Da primeira vez é natural dar um medo e acabar abandonando, mas agora que já fiz essas golas, já me sinto bem mais segura para tentar uma segunda vez!

De maneira geral, não precisa alterar nenhuma peça do molde original: ele cabe e encaixa certinho na hora de costurar, fiquei até bem surpresa com isso.

Para costurar um forro você provavelmente precisaria cortar todas as partes do corpo (sem contar o babador) dobradas, o que acaba encarecendo um tanto a peça (no final, você teria de fazer duas...)

Eu cortei o tamanho L do molde original e, no fim, as medidas ficaram:

  • Comprimento 89cm 
  • Circunferência da manga: 30cm (sem puxar o elástico) 46cm (elástico no máximo)
  •  Busto: máximo de 120cm
  • Cintura livre (não possui costura marcando): máximo de 160cm
  • Circunferência da gola: 40cm  
  • Linha do ombro: 38cm

E é isso! Até a próxima s2

You May Also Like

2 comentários

  1. Esse viés de gola é meu pior pesadelo! Eu fiz uma blusa da ONS que também usa esse método hahaha dá um ódio enorme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu fiquei mto tensa na hora de fazer esse acabamento! UHAUHUHA mas acho que me dei melhor nele do que no tradicional de inserir a borda da blusa dentro da abertura da gola. Orz

      Resumindo: odeio gola.
      HAHA

      Excluir

Não deixe de comentar!