[Costura] Trocando o elástico frouxo: manguinhas novas para o Archangel OP!

by - 18:16

 Aproveitei o tempinho livre que tive essa semana para arriscar em algo não-tão-novo: trocar os elásticos frouxos de um vestido. A peça em questão é o Archangel da Moi-Même-Moitié, que já chegou esticadinho. Não é a primeira vez que troco elástico (achei que tinha postado aqui no blog, mas no passado troquei os elásticos do Tarot JSK da AatP), mas é a primeira vez que pego para trocar em uma peça com forro da Moitié. 

Fiquei um pouco apreensiva: esse vestido é um DD meu e estragá-lo seria o fim! Mas deu tudo certo e, dessa vez, eu mostro como fiz (caso também queira arriscar!)

 -----------------

Antes de tudo: por que o elástico alarga?

Bem, existem várias razões, mas a mais comum delas é o armazenamento incorreto do vestido.

Olha que dó esse elástico idoso pendurado assim...

Peças que têm a sustentação em elástico NÃO PODEM SER PENDURADAS!!  

No futuro eu prometo postar explicando como guardar suas roupas direitinho, mas por hora, voltemos ao elástico. 

Geralmente podemos perceber o quão grave é o afrouxamento do elástico quando vestimos a peça. Na imagem abaixo você pode ver o tamanho do decote que o vestido deixou (algo que não é esperado desse vestido em especial). Isso acontece porque, com o elástico frouxo, o tecido pesa pra baixo e não tem sustentação.

 
 
Pegando na manga também é possível perceber o quão desgastado está o elástico: está tão frouxinho que quando pego ele não tem quase nenhuma resistência. 
 

 
Vamos então ao processo de recuperação. Para isso, você precisará de:
  • Elásticos do mesmo comprimento que o original;
  • Linha e agulha (nem precisa ser da mesma cor nesse caso);
  • Um desmanchador pontudo;
  • Muita paciência. 

 No caso do Archangel, esse é um vestido de mangas com forro completo e um painel de shirring nas costas. Minha sorte é que esse forro não é preso ao vestido por inteiro, como é o caso do Nameless Poem (um pesadelo pra reformar). Então, para esses casos, existe um segredo:


Vire o seu vestido ao avesso. Agora, coloque a mão entre o forro e o tecido externo. Há uma altíssima probabilidade de que na região do painel de shirring haja uma abertura que dá acesso ao verso do vestido.

Foi por essa abertura que fiz todas as alterações. Daqui, vire o vestido ao avesso, sempre cuidando para verificar onde se encaixam as entradas dos elásticos.

Com cuidado, verifique entre as costuras. Quase nenhuma marca que passou pela minha mão finaliza as costuras internas com overlock, o que é uma vantagem e tanto na hora de arrumar assim, haha!

Procure pela pontinha do elástico e... pronto! Aqui é aqui que começaremos a usar o desmanchador. No meu caso, precisei apenas desfazer a costura horizontal, marcada em vermelho na imagem abaixo. Em branco, marquei o caminho que o elástico faz.

 

Com muito cuidado, tire a costura que mantém o elástico no lugar. Faça isso para ambas as extremidades: a manga tem duas pontas costuradas, vá tateando o interior do vestido com cuidado para encontrar a outra ponta correspondente do elástico.  

Depois, é só tirar o elástico. Olha o estado do coitado: todo estropiado.

 

Bem, aqui vou deixar uma dica: caso você abra uma das extremidades e o elástico ainda esteja salvável, é possível evitar um tanto de trabalho e, em vez de abrir os dois lados e remover o elástico, você pode só puxar uma das partes e dar um nózinho / costurar. Assim você reduz as chances de estragar o vestido em uma eventual desfeitura de costura errada, hahaha!

No meu caso, porém, precisei substituir o elástico inteiro. Então, puxei o velho, prendi um alfinetinho na ponta do elástico novo e passei pelo buraco em que o antigo elástico estava.

 

 Veja só como ficou o elástico branco passado.

 

Passado o elástico, é hora de refazer a costura desfeita anteriormente. Quanto menos pontinhos você desfizer, menos trabalho terá na hora de refazer a costura. No meu caso, eu refiz na máquina, mas nada impede que você refaça na mão.

Prontinho! Só refazer o procedimento para os outros 3 elásticos. Olha só a diferença da manga alterada para a com o elástico frouxo:

Mangas arrumadas! image

 
Ufa! Não levei mais que uma hora para esse ajuste. Claro que o nível de dificuldade varia com a qualidade do acabamento do vestido, então pode ser mais fácil (como foi o da AatP) ou mais difícil (como foi quando apertei a cintura do da JetJ).

Para finalizar o post, comparação do antes e do depois:


É isso! Espero que goste!image

You May Also Like

6 comentários

  1. O que causou esse vestido chegar nesse ponto? Não tenho coragem de abrir os meus ficam na embalagem original

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente é uma soma da idade da peça e o elástico mais molenga da própria moitie que não colabora. É uma peça de 12 anos praticamente! Sobre guardar na embalagem original... Tem de tomar cuidado pq alguns tecidos precisam "respirar". Deixar na embalagem original pode danificar ou trazer mofo se não estiverem bem armazenados.

      Excluir
  2. Esse vestido é lindo!
    Saber trocar elástico é algo essencial quando estamos na moda lolita né?! sempre algumas peças acabam laceando, usando elas ou não.

    Tutoriais assim ajudam muito, obg por compartilhar Laura <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo muito esse vestido também!
      Simmm, aprender a trocar o elástico ajuda muito a manter a sobrevida da peça! Pra não falar na quantidade de vestido estirado que vendem muito abaixo do preço, aí é um ótimo negócio! hauhuaahu e obrigada por ler e comentar!

      Excluir

Não deixe de comentar!